Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura realiza 4ª Feira de Saúde no bairro Preventório

Feira de saúdeO prefeito em exercício Ricardo Araújo participou hoje pela manhã, 29, no Educandário Santa Margarida, no bairro Preventório, das atividades da quarta Feira de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com um calendário para o ano todo – de maio a novembro – num total de 14 eventos previstos para 2012. Nas três primeiras Feiras de Saúde já foram realizados mais de 18 mil atendimentos na Capital.

“O evento constitui um importante trabalho de conscientização e também de aproximação da comunidade a serviços básicos de saúde, de consulta e de medicação disponíveis no próprio bairro onde as pessoas vivem. A Feira é um grande espaço democrático”, salientou o prefeito em exercício, Ricardo Araújo.

Durante todo o dia, duas centenas de  profissionais realizam atendimento no Educandário Santa Margarida com dezenas de serviços médicos disponíveis.  O atendimento começou às 8 horas com previsão de encerramento às 17h.

Em 2012 já foram realizadas três Feiras de Saúde. A primeira, ocorrida no bairro Seis de Agosto, com 6.378 atendimentos; a segunda, nas Placas, fez 6.557 procedimentos e a terceira levou atendimentos aos moradores da Vila Albert Sampaio, na BR 364, contando com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde do segmento Souza Araújo, formado por um batalhão de cerca de duzentos profissionais que realizaram diversos procedimentos a partir de uma solicitação da associação que representa o bairro.

Com as feiras, as demandas dos módulos de saúde  e os profissionais ficam mais próximos da comunidade.  As feiras de saúde são uma realização da  Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde. Em 2011, as feiras de saúde ocorreram simultaneamente às pré-conferências regionais de saúde e, devido, ao grande sucesso de público e participação dos profissionais da Semsa e seus parceiros, a população não parou mais de pedir novas feiras.

Mais de 40 mil atendimentos em 2011
No ano passado, nada menos que 40 mil pessoas foram atendidas nessas feiras. Além das atividades em saúde, várias outras ações de lazer e informação foram disponibilizadas para a população.

O Hospital Souza Araújo, especializado no tratamento da hanseníase,   levou várias de   suas atividades para a  feira,  juntamente com   áreas técnicas da Semsa  na realização de vários exames e procedimentos: PCCU, teste hanseníase, HIV,  hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivos, saúde bucal, informação DST/Aids, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial,  todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, tabagismo, acompanhamento do Bolsa Família, tratamento dentário,   informação sobre combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, zoonoses. Participaram também organismos como Ouvidoria, Humanização, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Popular de Saúde (COPS).  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile