Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professora do Acre vencedora do Prêmio Educador Nota 10 se torna referência

Alexandre-NoronhaDe 8 de junho a 8 de julho serão abertas as inscrições do Prêmio Civita Educador Nota 10, realizado há mais de 15 anos. Os 10 professores vencedores e o gestor vencedor recebem como prêmio R$ 15 mil, cada, e a escola onde o gestor atua recebe R$ 10 mil. Durante a cerimônia de premiação, um júri indica, entre os 10 professores premia-dos, o docente para ser o ‘Educador do Ano de 2012’, que, além do título e do prêmio, em dinheiro ganha um curso de pós-graduação em instituição de sua escolha.

Em 2007, Bernadete Rocha, professora da escola Francisco Aragão há 18 anos, foi uma das 10 finalistas do prêmio. Com o auxílio de uma bióloga, ela fez um trabalho sobre insetos. “Eu fiz um projeto com as crianças, denominado ‘bichos esquisitos’. Nele, fizemos um estudo sobre os insetos com alunos da educação infantil. Selecionamos 10 insetos. Fui registrando todas as etapas do projeto e um dia, por incentivo da diretora da escola (na época era professora), fiz a inscrição no prêmio”.

Bernadete contou que, por conta de alguns detalhes, não ganhou o primeiro lugar. “Fiquei entre os 10 projetos selecionadas. Participei de uma programação extensa até o dia da premiação. Quando participei, o prêmio estava completando 10 anos. Por pouco não ganhei o primeiro lugar”.

A professora afirmou que o prêmio trouxe uma grande valorização. Por isso, ela incentiva os demais profissionais a participar. “É simples participar. A ideia é incentivar os outros professores a se envolverem. Um dos maiores benefícios do prêmio é a valorização do profissional. Ele toma consciência e importância do seu valor, além de ganhar visibilidade. Foi uma experiência muito válida. Com isso, tive grandes propostas, mas considero que o papel do professor é na sala de aula. Este é meu foco”.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet. Os participantes deverão acessar o regulamento, preencher a ficha de inscrição e anexar o projeto no site www.premiovc.org.br.

Sair da versão mobile