Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto Poronga renova parceria na abertura do Dia do Acre na Rio+20

Dez anos de uma parceria que vem rendendo frutos e ajudando a mudar a educação de um estado. É o que será celebrado amanhã na assinatura para renovação do Poronga, a metodologia do Telecurso implementada na rede pública do Acre desde 2002. O projeto é uma parceria entre o Governo do Acre e a Fundação Roberto Marinho. A cerimônia acontecerá durante a solenidade de abertura do Dia do Acre na Rio+20, a partir das 9h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Estarão presentes o governador do Acre, Tião Viana, o secretário de Educação do Estado, Daniel Zen, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, além dos senadores Jorge Viana (AC) e Aníbal Diniz (AC).

Em 2002, quando o Projeto Poronga foi implementado no Acre e a Secretaria Estadual de Educação começou a implantar várias outras políticas educacio-nais de valorização de alunos e professores, o índice de alunos do Ensino Fundamental com distorção idade-série era de 52,51% somente nas áreas urbanas. Atualmente, este número caiu para 20,6% e o Acre está entre os dez primeiros estados do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Há dez anos, o Acre encontrava-se na última posição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e, hoje, está em 7º lugar. (Assessoria)

Sair da versão mobile