Os sindicatos que representam taxistas e moto-taxistas vão convocar assembleia para hoje (21), quando as categorias irão discutir a proposta do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), que prevê a redução do valor da tarifa. A ideia partiu da Coordenadoria Criminal (Coordcrim) como uma estratégia para reforçar as ações da Operação Álcool Zero.
Segundo o procurador de Justiça Oswaldo D’Albu-querque Lima Neto, coordenador da Coordcrim, a intenção é garantir desconto para quem optar pelo transporte público. O percentual ainda é indefinido, mas seria garantido nos finais de semana e vésperas de feriados em determinado horário, como um incentivo para evitar mortes no trânsito por embriaguez ao volante.
A medida pretende intensificar a fiscalização para o cumprimento da Lei Seca, que prevê punições ao motorista que dirigir embriagado. “É uma proposta em que taxistas, moto-taxistas e principalmente a sociedade serão contemplados”, explica o procurador.
Entre os benefícios concedidos aos taxistas e moto-taxistas que aderirem ao programa de redução da tarifa, está a realização de uma campanha para incentivar o uso desse transporte. A intenção é distribuir panfletos com número de telefone em bares, restaurantes, casas noturnas e até mesmo nas blitzen. Eles também serão identificados através de camisetas e adesivos no veículo, com o símbolo da campanha.
Os sindicatos devem anunciar ainda essa semana se aceitam ou não a proposta. Se a resposta for positiva, o MP/AC, Polícia Militar, Departamento de Trânsito (Detran) e as duas categorias vão se reunir para definir detalhes da campanha. (Agência de Notícias – MP/AC)