Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rbtrans sorteia 52 vagas para o serviço de moto-táxi

Aconteceu na manhã de ontem (31), no auditório da Escola Armando Nogueira, localizado na Av. Ceará, o sorteio de 52 novas vagas para o serviço de moto-táxi na cidade de Rio Branco, como cumprimento da terceira e última fase do processo licitatório. O sorteio teve início às 9h, sob a coordenação da Rbtrans juntamente com a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Rio Branco, e contou com participação do presidente do Sindicato dos Moto-taxistas e representantes da categoria. Segundo o diretor de Transportes da Rbtrans, Ítalo César, o sorteio ocorreu com o objetivo de cumprir com os dispositivos legais para o preenchimento de vagas abertas em função de cassações, falecimentos e também em virtude do crescimento da população, suprindo a demanda de passageiros existente.
A primeira fase do certame licitatório ocorreu nos dias 29 e 30 de março deste ano e contou com 299 participantes, sendo 26 inabilitados por não apresentarem documentação exigida no edital. A segunda fase se deu com a análise da proposta técnica dos participantes, onde foi verificada a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação dos concorrentes, quanto menor a pontuação, maior a chance de classificação dos participantes. Outro critério analisado na segunda fase, foi o ano de fabricação da motocicleta que não poderia ser superior a 6 anos, sob pena de desclassificação.

A metodologia utilizada para a realização do sorteio desta última etapa permitiu maior transparência ao processo, sendo filmado do início ao fim. Ao todo, 253 candidatos devidamente habilitados nas duas etapas anteriores concorreram as 52 vagas existentes para prestar o serviço de moto-táxi na Capital.

O presidente do Sindicato dos Moto-taxistas, Pedro Mourão, afirma que o processo licitatório para o preenchimento das vagas transcorreu dentro da legalidade, conforme rege a Legislação Federal e a Municipal. “Vamos colocar mais 52 pais de família e quem sabe mais 52 condutores auxiliares para trabalhar no serviço de moto-táxi de forma honesta”, enfatizou Mourão. Segundo ele, a população pode esperar pes-soas habilitadas e capacitadas, comprometidas com a melhoria dos serviços prestados e a qualidade no atendimento aos usuários.

“Atualmente existem em Rio Branco 517 permissões de moto-táxi, esse número vai para 560, o que significa um ganho considerável para a população e para a categoria. A expectativa é de que nos próximos 20 dias esses 52 novos permissionários de moto-táxi recebam suas credenciais para poderem exercer suas atividades regularmente”, afirmou Ricardo Torres, superintendente da Rbtrans. (Andréia Oliveira / Ascom Rbtrans)

Sair da versão mobile