X

Rio Branco conta com a primeira estação hidrológica automática de última geração

Para o aprimoramento das pesquisas científicas sobre o nível, fluxo das águas e transporte de sedimentos do Rio Acre, foi instalada pela Universidade Federal do Acre com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AC) uma estação hidrológica automática para medições de precisão, mediante radar, a qual já está monitorando, em tempo real, o comportamento das águas em Rio Branco.

O fato acontecido ontem 16 de junho de 2012 abre novas perspectivas não somente para as pesquisas em relação com as chuvas e vazões, mas também para informação da população, que poderá observar e discutir sobre o tema a partir do acesso livre aos dados do monitoramento na página de internet http://acrebioclima.net (Fluviometria, Estações automáticas, Rio Branco).

Mais estações do tipo virão para cobrir as bacias hidrográficas do Estado do Acre, num total de cinco, que serão instaladas em Brasiléia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.

O órgão financiador dessa instrumentação de última geração para hidrologia foi o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (INC&T SERVAMB).

Na realização da instalação estiveram envolvidos Alejandro Fonseca Duarte e Francisco Eulálio Alves dos Santos (coordenação, Ufac), José Roberto Fernandes (programação, Consultoria & Treinamento), Rodrigo Cunha (auxílio ao transporte, Fundação Elias Mansour), Ivo Wiciuk Junior e Aclemildo Cruz Pereira (engenharia, Deracre), comandante de guarnição José Bezerra Pessoa, combatente Thiago Ferreira Nery e motorista Adriano Vidal da Silva (mecânica, CBM-AC).

Segue um agradecimento especial ao diretor do Deracre, eng. Marcos Alexandre e ao comandante do Corpo de Bombeiros, cel. QOBM Flávio Ferreira Pires, pela disposição e apoio oferecido durante o planejamento e execução da instalação. Também ao prefeito Raimundo Angelim, incentivador das ações de monitoramento hidrometeorológico aplicado nos serviços à população. Outro agradecimento ao Philip M. Fearnside, coordenador geral do INC&T SERVAMB, INPA, pelo apoio ao componente Hidrologia desse Instituto.

Rio Branco também continuará contando com a tradicional estação fluviométrica convencional que tem sido útil no acompanhamento do nível do rio, em particular para a emissão de avisos de alerta e transbordamento. Com isso subsidiar a Defesa Civil na movimentação e abrigo de desalojados e desabrigados pelas frequentes enchentes.

A recém-instalada estação hidrológica automática visa aprofundar os resultados cien-tíficos na fundamentação do que deve ser um lema “alagamento zero”. Com esta divisa se continuará o trabalho de informação para a definição de políticas públicas no entendimento da sazonalidade de cheias e vazantes do Rio Acre, que tem motivado impactos negativos no econômico, no social e no ambiental durante décadas, o que pode ser evitado.

Alejandro Fonseca Duarte
Coordenador local do INC&T SERVAMB
AcreBioClima, Universidade Federal do Acre

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: