Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco é premiada como uma das capitais que mais evoluíram no turismo

O Ministério do Turismo e o Sebrae premiaram no dia 13 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas, os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011. O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. No total, foram contempladas 13 capitais e 11 não capitais avaliadas em todas as dimensões pesquisadas.

A categoria na qual Rio Branco foi premiada foi a de “Políticas Públicas”, onde foram avaliados os quesitos como serviços e equipamentos, atrativos, cooperação regional, entre outras.

O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo MTur, o qual Rio Branco compõe. Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade de destinos, fornecendo informações que podem subsidiar o planejamento estratégico da atividade turística e monitorar a evolução da atividade nos destinos e no País.

Esta evolução é um reflexo dos esforços do Governo do Estado em desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento turístico regional.

A Secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, afirma que os resultados esperados são sempre crescente e positivos, e lembrou ainda do I Seminário de Turismo, ocorrido no mês de maio na capital, que teve como tema “Construindo Políticas Públicas para o Destino Rio Branco”, que trouxe grandes nomes do turismo nacional, para discutir, pactuar e criar um documento de intenções para os próximos anos, para que o turismo regional ganhe competitividade nacional – “é muito bom saber que já colhemos os frutos de eventos como este, e ter a certeza que este é apenas um começo dos esforços do Governo do Estado e da Setul para que nosso estado seja reconhecido como um destino competitivo” destacou Ilmara. (Assessoria Setul)

Sair da versão mobile