Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rosali Scalabrin participa de Fórum Nacional de Políticas para Mulheres

A secretária municipal de Políticas para Mulheres de Rio Branco, Rosali Scalabrin, participa do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres que começou ontem, 11, e  se encerra nesta terça,  12, em Brasília. O encontro é  coor-denado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e conta com a participação de gestoras titulares dos organismos governamentais estaduais e municipais de políticas para as mulheres.

A ministra Eleonora Menicucci considera que a conquista da igualdade, da autonomia e da cidadania das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de violência exigem uma ação integrada em todos os cantos do Brasil, por isso, a importância do fortalecimento das integrantes do Fórum em seus locais de origem, para conseguirmos efetivar as ações e políticas da SPM.

Neste encontro, são  discutidos os eixos gerais de políticas propostos para a SPM, a articulação das políticas nacio-nais com sua implementação nos estados e municípios e as resoluções da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, ocorrida em dezembro passado. Também serão apresentados os programas e as ações dirigidas às mulheres de outros ministérios em parceria com a SPM.

Ocorre,  ainda, debate sobre alguns dos principais desafios presentes na conjuntura, tais como eleições municipais, plataforma das mulheres para 2012 e ampliação das mulheres nos espaços de poder e de decisão.
Criado em 2003, o Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres é uma das iniciativas da SPM que contribui para o fortalecimento das instâncias executivas de políticas para as mulheres e ampliação da implementação das políticas e ações para o conjunto das mulheres brasileiras.

Rio Branco  integra este Fórum desde 2005, e sua gestora, Rosali Scalabrin,  tem contribuído nesses espaços de discussão da politica nacional para mulheres, levando as necessidades das mulheres do Acre, particularmente as de Rio Branco, buscando articular as políticas públicas entre o Governo Federal, os estados e os municípios para que as mesmas sejam cada dia mais efetivadas e tenhamos mais condições de resolução de questões relativas a vida das mulheres.

Além da participação na reunião do Fórum, Rose Scalabrin está com extensa agenda na capital federal de visita as áreas técnicas da SPM, além de Ministérios e parlamentares em busca de recursos para assegurar a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela CoMulher em Rio Branco, dentre os quais as ações de enfrentamento a violência contra a mulher pela equipe da Casa Rosa Mulher, o programa de jardinagem comunitária e o acompanhamento aos grupos e empreendimentos de economia solidária, assim como as ações educativas de prevenção a gravidez na adolescência. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile