Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ruas de Rio Branco irão ganhar novas placas

Novas placasA Prefeitura Municipal de Rio Branco e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) apresentaram e assinaram, na manhã de hoje (12), a ordem de serviço das novas placas de rua da capital. Na primeira fase mil placas serão instaladas nas regionais, precisamente na região do Centro, Bosque, Estação Experimental, Bairro 15, 06 de Agosto, Sobral, Tancredo Neves e outros.

As placas são feitas com aço galvanizado e com um adesivo anti vandalismo. Além disso, o nome das placas contará com uma discrição do significado e cada regional receberá uma placa de cor diferente.

De acordo com o prefeito Raimundo Angelim, as placas vão seguir o modelo adotado em outras cidades brasileiras. “Foi um trabalho longo. Começamos com reunião ente IBGE, Correios, Prefeitura, Eletronorte, Saerb, que são empresas que precisam de endereçamento postal para entregar as correspondências. Todas as nossas ruas estão com novo CEP e numeração. Vamos mandar o nome das novas ruas e confeccionamos as placas. O padrão delas é das mesmas utilizadas nas grandes capitais do país. A cidade era muito carente desse tipo de placas. Isso irá facilitar a trafegabilidade e a localização para as pessoas que nos visitam. No Acre é muito cultural as pessoas dar nomes de pontos de referência ao invés das ruas. Agora, elas poderão se adaptar a falar o endereço”.

As placas antigas contavam com vários erros e que foram corrigidos, afirma José Otávio Parreira, secretário municipal de gestão urbana. “Tínhamos muitas ruas projetadas: A, B, C e outros, becos com nomes de rua, sendo que ambos recebiam o mesmo nome em uma localidade igual, rua com nome de pessoas vivas, que é proibido por lei e erros de ortografia. Temos aproximadamente 4.800 ruas em Rio Branco e dessas mais de 1.000 tiveram que ter ajustes. Esse ajuste foi realizado com as lideranças e moradores para que houvesse uma democracia na renomeação dessas localidades”, disse.

Ricardo Torres, superintendente do Rbtrans frisou que a localização se tornará mais fácil a partir das novas placas. “Elas trazem um benefício de cidadania, identificando as ruas da capital e facilita o acesso e localização tanto de serviços quanto de lojas. Os próprios moradores quando identificarem as suas residências para visitantes podem usar a referência das placas de rua”, concluiu.

Sair da versão mobile