Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana de Prevenção e Combate ao Incêndio

Em comemoração ao Dia do Bombeiro, que acontece no próximo mês, o Corpo de Bombeiros do Estado do Acre apresentou a programação que será realizada na Semana de Prevenção e Combate ao Incêndio, em alusão à data.
Semana Bombeiro 2
Com a finalidade de expor à imprensa o significado da semana, bombeiros fizeram a apresentação das atividades e falaram sobre a história da data. “Em 02 de julho de 1856, Dom Pedro II criou o primeiro serviço de bombeiro no país. Em 1954, Getúlio Vargas instituiu essa data como o Dia Nacional do Bombeiro para homenagear. Todo o ano essa comemoração é realizada em todo o país”, explicou o Coronel Flávio Pires, comandante do Corpo de Bombeiros.

Uma simulação será realizada na segunda-feira, às 09h30min, ao lado do Palácio Rio Branco, disse o Coronel. “Iremos fazer uma atividade envolvendo vários órgãos públicos com a simulação de um acidente com um caminhão que transporta combustível. Vai ser justamente em um trecho importante, na esquina da Rua Benjamin Constant e Arlindo Porto Leal, onde toda a comunidade vai poder assistir a atuação dos bombeiros utilizando as viaturas de combate ao incêndio e aeronaves para o resgate das vítimas. Será um acidente com um ônibus com 30 pessoas e um caminhão carregado com 15 mil litros de combustível”. 

No interior também terá atividades em comemoração. “Em Cruzeiro do Sul terá a prova “Bombeiro Durão”, onde o participante irá encarar grandes desafios. O bombeiro tem que ter uma boa capacidade física e psicológica. Irá envolver salvamento aquático, em altura, terrestre. Será uma grande oportunidade de vermos a qualidade dos nossos bombeiros”, afirmou Flávio.

O coronel também falou sobre o concurso público da corporação. “Essa data também serve como uma oportunidade de agradecimento ao governo do Estado, que tem feito um trabalho de melhorias na corporação, de valorização dos funcionários. Recentemente foi aprovado um concurso público para mais 250 bombeiros. A corporação tem apenas 331. É uma quantidade significativa para a corporação, que vai ampliar o serviço nos municípios do Estado. Hoje temos sete batalhões: três em Rio Branco e um em Epitaciolândia, em Sena Madureira, em Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Além disso, vamos ter recursos para a aquisição de equipamentos. Estamos em fase de contratação com o BNDES de cerca de 10 caminhões de combate ao incêndio florestal e 20 carros com kits de combate a incêndio. Também teremos a capacitação dos nossos bombeiros”, concluiu.

Sair da versão mobile