Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesc apresenta Dino Rocha e grupo no Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil inicia a 15ª edição trazendo Dino Rocha e grupo, como parte do projeto Sutaques do Fole, apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Dino Rocha (MS). A apresentação acontece nesta segunda feira (11) as 20h no teatro de Arena do Sesc Centro. Entrada franca.

O Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Sonora Brasil
O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 15ª edição, o projeto apresenta os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2012, circulam por Rio Branco, o tema Sotaques do Fole que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS), a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), e a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

Dino Rocha e grupo
Apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos 9 anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los 5 Nativos, da cidade sul-mato-grossense de Ponta-Porã. Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição. Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência como acompanhadores dos gêneros tradicionais da região, Dino Rocha apresenta no circuito do Sonora Brasil, com seu acordeão de 120 baixos, a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias de hoje, incluindo composições suas. (Ascom Fecomercio)

DIA: 11/06
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro de Arena SESC
Dino Rocha e Grupo
Classificação etária: Livre
Livre Gênero: Música Regional
Duração: 60 min.

Sair da versão mobile