Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesc lança hoje livro ‘Aberlado e o Curupira’

cartaz-corO Serviço Social do Comércio (Sesc) lança nesta quarta-feira (6) o livro “Aberlado e o Curupira”, do chargista e artista plástico Enilson Amorim,  a partir das 19h30, no Sesc-Centro. Haverá ainda sarau com músicas, recitação de poesias e exposição de livros.

O novo livro ilustra com suas criativas imagens as lembranças das estórias contadas pelos pais e avós. Elas faziam sorrir, chorar e ter medo, ao mesmo tempo. “A obra conta a estória do encontro de um seringueiro caçador com o tão temido Curupira”, enfatiza o artista.

De acordo com a história, um seringueiro chamado Abelardo tem um encontro com um dos personagens mais antigos do folclore acreano. Habitante do seringal Oco do Mundo, o seringueiro ao sair para caçar é surpreendido pelo lendário curupira, que avisara caso exagerasse na caça a coisa ficaria muito difícil para ele.

Entretanto, a ganância do seringueiro finda sendo maior do que o pedido do Curupira, levando Abelardo a disparar a espingarda inúmeras vezes contra alguns animais que encontrara pelo caminho. O caçador, logo após praticar seu feito maléfico, é sentenciado pelo Curupira a várias chibatadas para pagar seu estrago à fauna acreana. O livro tem apoio da Fundação Garibaldi Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Sesc.

O Autor – Enilson Amorim nasceu em 1976, em Rio Branco. Filho de imigrantes nordestinos, viveu a maior parte da infância produzindo estorias em quadrinhos nos colégios onde estudava. Com o passar dos anos, revelou-se um ótimo pintor e, mais tarde, ilustrador. Enilson já expôs seus quadros em diversos lugares do país. Seus trabalhos de ilustrador foram espalhados pelo mundo. (Ascom Fecomercio/AC)

Sair da versão mobile