Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesc lança nesta quarta livro “Aberlado e o Curupira”

O Serviço Social do Comércio (Sesc) lança nesta quarta-feira (6) o livro “Aberlado e o Curupira”, do chargista e artista plástico Enilson Amorim,  a partir das 19h30, no Sesc-Centro. Haverá ainda sarau com músicas, recitação de poesias e exposição de livros.

A Obra
O novo livro ilustra com suas criativas imagens as lembranças das histórias contadas pelos pais e avós. Elas faziam sorrir, chorar e ter medo, ao mesmo tempo.
“A obra conta a história do encontro de um seringueiro caçador com o tão temido Curupira”, enfatiza o artista.

De acordo com a história, um seringueiro chamado Abelardo tem um encontro com um dos personagens mais antigos do folclore acriano. Habitante do seringal Oco do Mundo, o seringueiro ao sair para caçar é surpreendido pelo lendário curupira, que avisara caso exagerasse na caça a coisa ficaria muito difícil para ele.

Entretanto, a ganância do seringueiro finda sendo maior do que o pedido do Curupira, levando Abelardo a disparar a espingarda inúmeras vezes contra alguns animais que encontrara pelo caminho. O caçador, logo após praticar seu feito maléfico, é sentenciado pelo Curupira a várias chibatadas para pagar seu estrago à fauna acriana.

O livro tem apoio da Fundação Garibaldi Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Sesc.

O Autor
Enilson Amorim nasceu em 1976, em Rio Branco. Filho de imigrantes nordestinos, viveu a maior parte da infância produzindo historias em quadrinhos nos colégios onde estudava. Com o passar dos anos, revelou-se um ótimo pintor e, mais tarde, ilustrador.

Mas o seu talento não poderia ficar somente entre quatro paredes. Em 1994, aos 17 anos, foi convidado pela direção do jornal O Rio Branco para desenhar caricaturas. Ganhou vários prêmios como caricaturista, entre eles três do José Chalub Leite.

Enilson já expôs seus quadros em diversos lugares do país. Seus trabalhos de ilustrador foram espalhados pelo mundo. (Ascom Fecomercio)

Sair da versão mobile