Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sindicato nacional dos docentes recusa proposta do governo federal

Greve ufacA poucos dias de completar um mês de greve, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) recusou a solicitação do governo federal, que pediu 20 dias de “trégua” aos professores federais que estão em greve, em reunião realizada no último dia 12.

Após a recusa, o governo recuou na proposta e decidiu marcar uma reunião para o dia 19 para apresentar um esboço de um novo plano de carreira. “Todas as representações sindicais não aderiram essa reivindicação. O governo suspendeu a reunião e depois voltou com uma outra postura, marcando uma reunião para a próxima semana para apresentar uma proposta efetiva da carreira. Eles prometeram negociar”, explicou Edcarlos Miranda, membro do comando de greve da Universidade Federal do Acre.

Até a reunião, a Ufac e outras 55 instituições federais em todo o país continuarão em greve. Só no Acre, 42 cursos estão parados e mais de 6 mil alunos estão sem aulas. Além disso, os servidores técnicos anunciaram greve geral desde hoje (13).

Edcarlos afirma que existem boas expectativas para a próxima reunião. “Até a nova reunião a greve continua, já com a perspectiva um pouco melhor, de que o governo apresente uma proposta e após isso, o movimento nacional irá analisá-las. O governo federal prometeu fechar as negociações até o dia 02 de julho, antecipando o prazo para o fechamento da proposta”, concluiu.

Sair da versão mobile