Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TJ e Esmac dão início ao Projeto Cidadania e Justiça na Escola

O Tribunal de Justiça Acreano e a Escola Superior da Magistratura do Acre (Esmac) iniciaram na última sexta-feira (1º) a etapa de palestras do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, com a apresentação da palestra “Os três poderes”, nas escolas Ione Portela da Costa e Ilson Ribeiro da rede pública municipal de ensino.

O projeto está vinculado ao Programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, criado e implementado nacionalmente pela  Associação dos Magistrados Bra-sileiros (AMB), com o objetivo de conscientizar crianças em idade escolar sobre democracia, direitos e deveres, e a estrutura e atribuições do Poder Judiciário.

Os três poderes – A palestra foi ministrada durante os turnos manhã e tarde para os alunos da 5ª série e a apresentação ficou por conta das juízas Olívia Ribeiro, da Vara de Violência Doméstica, Larissa Pinho, do Juizado Especial da Fazenda Pública, e Regina Longuini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco.

Utilizando uma linguagem simples e pedagógica, as magistradas conseguiram conquistar a atenção das crianças. Os estudantes acompanharam com visível interesse as informações apresentadas sobre democracia, direitos e deveres e as atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Também houve a apresentação teatral produzida exclusivamente para os alunos da rede pública de ensino.

De acordo com a juíza Larissa Pinho, o resultado não poderia ser mais positivo: “estou muito satisfeita, os alunos participaram muito, foram extremamente receptivos, fizeram muitas perguntas. Resolvemos fazer uma abordagem bem infantil, com uma linguagem voltada para a faixa etária deles e deu certo”. (Agência TJ/AC)

Sair da versão mobile