Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aleac realiza sessão com aprovação de 22 projetos em Cruzeiro

290Com a presença de 19 dos 24 deputados, a Aleac foi instalada ontem, 21, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul onde realizou uma sessão ordinária com a votação de 22 matérias entre projetos de leis, requerimentos e moções de aplausos. O presidente da mesa diretora, Elson Santiago (PP), abriu a sessão depois de uma apresentação do coral da Aleac, sob regência da cantora Ivana Pacífico, en-toando o Hino Acreano.

“Lembro a todos que eu sou cruzeirense e, portanto, conhecedor das dificuldades do município, que acaba de sair do isolamento com a pavimentação da rodovia BR-364. Conhecemos a raça e a bravura do cruzeirense, povo forjado no fogo da coragem e determinação, que lutou contra o isolamento e saiu vitorioso graças ao Governo do Estado com ajuda do Governo Federal”, comentou Elson Santiago.
Os funcionários da Aleac – taquígrafos, assistentes da mesa diretora, equipe de cerimonial e membros do coral – e jornalistas da Capital viajaram de ônibus, percorrendo os 632 km em 10 horas. Cerca de 300 pessoas assistiram à sessão, em sua maior parte representantes de associações de moradores, de entidades de classe, partidos políticos, vereadores e pré-candidatos das eleições municipais deste ano. O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, também prestigiou o evento.

Um grupo de policiais civis entregou uma carta aos deputados pedindo a exigência de nível superior nos concursos para o ingresso na carreira e candidatos aprovados em concurso para agentes penitenciários foram pedir apoio para serem admitidos no cargo. Ambas as demandas acabaram pautando pronunciamentos dos deputados Walter Prado (PDT), major Rocha (PSDB) e Gilberto Diniz (PTdoB).

No final do evento, o líder do Governo, Moisés Diniz (PCdoB), anunciou que o governador Tião Viana vai anunciar a convocação dos agentes a partir de segunda-feira, 25.

O 1º secretário Ney Amorim (PT) observou que a presença do público e das reivindicações refletiu o espírito da sessão itinerante. “Esta é a ideia, levar a Aleac para junto do povo e ouvir as suas demandas para depois levar ao governador. O parlamentar também faz a ligação com o poder executivo”, comentou.

A sessão foi realizada segundo o rito tradicional, previsto no Regimento Interno da Casa, dividido em pequeno e grande expediente e a ordem do dia, quando foram votados os projetos de lei, requerimentos e moções de aplausos. Entre os projetos, um de autoria do deputado Denilson Segóvia (PSC), cria o Dia Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras drogas em 16 de abril.

A deputada Antônia Sales (PMDB) foi a primeira a usar a tribuna no pequeno expediente. Ela é a autora do requerimento para a realização do evento em Cruzeiro do Sul, município administrado pelo seu marido, Wagner Sales. Antônia fez uma explanação sobre os princípios do sistema democrático de Governo no Brasil e o papel do Poder Legislativo, esclarecendo que é oposicionista, mas atua com responsabilidade.

Ela agradeceu aos colegas deputados por terem aprovado a realização da sessão em sua cidade e lembrou que o deslocamento da Aleac é uma prática que vem sendo desenvolvida já há algum tempo, com maior ênfase na legislatura anterior sob a presidência do ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e que está tendo continuidade na gestão de Elson Santiago.

Os debates foram encerrados com pronunciamento do deputado Moisés Diniz que pediu aplausos à Antônia Sales por sua iniciativa em realizar a sessão em Cruzeiro do Sul. Moisés se disse honrado com o evento, pois também é cruzeirense como os deputados Santiago, Geraldo Pereira (PT), Éber Machado (PSDC) e Chico Viga (PSD). Para Moisés, Cruzeiro do Sul é a cidade mais bonita do Acre e ele acredita que o próximo prefeito poderá torna-la ainda mais bela com a construção de jardins suspensos e o cultivo de flores em seus barrancos.

Maria Antonia apresenta reivindicações de cruzeirenses
Aproveitando que a Assembleia Legislativa se deslocou para o município de Cruzeiro do Sul ontem, 21, diversas pessoas foram ao encontro dos deputados estaduais para apresentar as demandas da comunidade local. Atenta a situação a deputada Maria Antônia (PP) coletou os pedidos e os leu na tribuna improvisada no palco do Teatro dos Náuas.

Entre os pedidos havia dezenas reivindicando mais iluminação pública, no policiamento e até a construção de quadras de esporte. Após lê-los a parlamentar se comprometeu a apresentar uma série de indicações ao Governo do Estado pedindo que os benefícios sejam realizados.

“Entendo que essas são necessidades urgentes da população e quando apresentar essas indicações ao governador Tião Viana tenho certeza de que ele terá sensibilidade para atendê-las o mais rápido possível”.

A parlamentar ainda apresentou algumas indicações. Entre elas uma para que o Governo do Estado faça a distribuição gratuita de aparelhos de surdez para os deficientes auditivos atendidos pelo Estado.
“Espero que nosso governador siga o exemplo do cuidando dos seus olhos e agora aja em benefício dos deficientes auditivos”.

Marileide Serafim ressalta pioneirismo de Cruzeiro do Sul nos movimentos autonomistas
Como parte da programação do cinquentenário da Assembleia Legislativa, o Parlamento está se deslocando para diversas cidades no intuito de realizar sessões ordinárias nelas. A primeira foi Cruzeiro do Sul ontem, 21, e a deputada Marileide Serafim (PSD) aproveitou para pedir que seja reparada o que considerou uma injustiça.

De acordo com a parlamentar o Governo do Estado negligenciou Cruzeiro do Sul nas comemorações do cinquentenário. Serafim lembrou que foi Cruzeiro do Sul o primeiro município do Acre a iniciar o movimento autonomista do Acre e justamente por isso deveria ter tido atenção do Governo na programação que ficou toda concentrada em Rio Branco.

“Sabendo que o Movimento autonomista começou aqui no Vale do Juruá, acho deselegante terem esquecido de começar a comemorar por aqui. Quero colocar aqui minha indignação por vocês terem sido esquecidos. E parabenizar a Assembleia por ter vindo aqui para demonstrar o respeito que Cruzeiro do Sul merece”. (Da Agência Aleac)

Sair da versão mobile