Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Coligações e partidos se preparam para a realização das convenções

O prazo para que os partidos e coligações realizem suas convenções começa no próximo domingo, 10, e vai até o dia 30 de junho, de acordo com a legislação eleitoral. É na convenção que os candidatos majoritários e proporcionais são oficializados pelas siglas.

A Frente Popular do Acre (FPA) deve realizar sua convenção para oficializar os nomes de Marcus Alexandre (PT) e Márcio Batista (PC do B) como candidatos a prefeito e vice no dia 30 de junho, um sábado, último dia para a realização das convenções.

“Ainda não definimos a data. Existe uma proposta para os dias 29 ou 30 de junho. Ainda vamos nos reunir para definir os últimos detalhes. Queremos reunir nossa militância numa grande festa para apresentar nossos candidatos da chapa majoritária”, revelou o presidente da executiva municipal do PT, André Kamai.

O PMDB deve realizar sua convenção no dia 16 (sábado). O partido – que antes tinha como certa a chapa – agora com a desistência do tenente coronel Juvenal de Araújo corre atrás de um vice para Fernando Melo.

Já o PSDB ainda não divulgou a data provável para a realização de sua convenção. O Democratas também não anunciou quando será realizada a convenção. As duas siglas ainda trabalham para fechar suas chapas majoritárias.

Nas convenções também serão apresentados os candidatos das chapas proporcionais. A expectativa é que a Frente Popular tenha 3 alianças formadas pelos partidos considerados pequenos. PT, PDT e PC do B devem sair com chapa própria.

Na oposição, os partidos devem formar alianças de acordo com a chapa majoritária. PMDB e PSD; PSDB e PP devem caminhar juntos tanto na chapa majoritária como na proporcional. Partidos de oposição que também são considerados pequenos devem se unir para tentar eleger o maior número possível de vereadores.  
Os partidos também estão definindo as datas para as convenções no interior do Estado. A expectativa é que a Frente Popular e oposição façam grandes eventos para oficializar seus nomes em todos os municípios.

Os partidos e coligações terão até o dia 5 de julho para apresentarem no cartório eleitoral competente o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

Sair da versão mobile