Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dados do TSE mostram que Rio Branco tem mais de 226 mil eleitores; mulheres são maioria

Mulheres maioriaOs candidatos à Prefeitura de Rio Branco e a uma das 17 vagas da Câmara de Vereadores, irão disputar os votos de 226.436 eleitores da Capital acreana. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são referentes ao mês de maio, quando encerrou o prazo para a regularização, emissão ou transferência do título de eleitor. Em todo Estado são 498.323 eleitores.

As mulheres são maioria, num total de 119.017 (52,56%). Já os homens totalizam 107.407 (47,43%). De acordo com o site do TSE, 12  (0,1%) eleitores não especificaram o sexo. Do total de 226.436 eleitores, quase 113 mil informaram ter idade entre 16 e 34 anos.

Na última eleição, em outubro de 2010, Rio Branco tinha 217.271 eleitores. Como o prazo para tirar o título eleitoral ou fazer a transferência de domicílio encerrou no dia 9 de maio, a expectativa é que esse número não seja mais alterado.

Com isso, os partidos políticos e os candidatos tem oportunidade de traçar suas estratégias para as eleições de outubro. Saber o grau de instrução, o sexo e a faixa etaria da maioria dos eleitores, por exemplo, pode ser importante para a elaboração do planejamento estratégico de candidatos e partidos.

Um dos fatores que chama atenção é o número de novos eleitores com 16 anos. Foram quase três mil novos eleitores com essa idade que procuraram o Cartório Eleitoral para tirar o título de eleitor e ficar habilitado para votar nas próximas eleições.

Os jovens com idade entre 16 e 34 anos totalizam quase 113 mil eleitores. Eles representam praticamente metade do eleitorado de Rio Branco e podem ser decisivos na disputa pela Prefeitura da Capital e por uma das 17 vagas para a Câmara de Vereadores.

Outro público que merece atenção especial são as mulheres. Eles totalizam mais de 119 mil eleitores. Portanto, os votos da mulheres pode ser fundamental, principalmente para aqueles que vão disputar a Prefeitura de Rio Branco.

Sair da versão mobile