Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado propõe estudo para discutir dívidas dos servidores do Poder Legislativo

O segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado José Luiz Tchê (PDT), informou na sessão de ontem que vai requerer informações referentes às dívidas dos servidores do Poder Legislativo com as instituições financeiras. O parlamentar quer pensar numa forma de evitar que os trabalhadores continuem sendo explorados e com prejuízos.

Luiz Tchê quer saber quantos servidores contraíram empréstimos junto às instituições bancárias, o montante da dívida e quais são as instituições responsáveis pelos créditos. Ele também já solicitou as mesmas informações do Governo do Estado.

“Precisamos acompanhar todo esse processo muito de perto. Muitos de nossos servidores podem ser vítimas dos altos juros das instituições bancárias, sendo inclusive, lesados, e nós precisamos saber quais instituições estão negociando com nossos servidores”, disse.

Luiz Tchê está propondo ainda que seja elaborada uma nova proposta de empréstimo, possibilitando assim, que a dívida seja recalculada, oferecendo oportunidade para que o servidor possa quitar o seu débito. “Os servidores não podem ficar a vida toda escravos dessas instituições financeiras”, afirmou.

O parlamentar também sugeriu a data de 9 de agosto para colocar em discussão no plenário a criação de uma frente parlamentar em defesa dos consumidores de energia elétrica e de telefonia. “A ideia é fazer um debate, haja visto que a energia do Acre é a mais cara do Brasil e muito se diz que 50% da energia distribuída é desperdiçada”, destacou.

Sair da versão mobile