Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Feijó é o primeiro município a sediar Seminário Eleitoral

Mais de 60 pessoas, entre pretensos candidatos e representantes de partidos políticos estiveram presentes no Seminário de Direito Eleitoral realizado em Feijó, neste sábado, 16. O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) por meio da Escola Judiciária Eleitoral, tem o objetivo de levar orientações aos principais atores das eleições de 2012 acerca de assuntos como registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas, crimes eleitorais e captação de recurso de campanha.
Seminário TRE
‘“Quero ser representante do povo, mas para isso preciso saber o que é permitido e o que não é quando eu me lançar candidata. É por isso que estou aqui.”, argumentou a participante Maria das Dores Oliveira.

O interesse por parte dos pretensos candidatos é um importante passo para uma boa atuação no cenário político, na opinião do presidente do TRE-AC, desembargador Pedro Ranzi. Presente no evento, ele reforçou o que tem dito nos últimos dias: “o maior interesse da Instituição é que o processo eleitoral transcorra dentro da normalidade e orientar nunca é demais para que esse anseio seja garantido”, destacou.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz-membro da Corte, Glenn Kelson Castro, afirmou que os candidatos são os responsáveis por uma eleição limpa e transparente. “Quero deixar uma reflexão a todos os que desejam ser candidatos: o que pode ser feito para que Feijó seja uma cidade melhor?”. Para o diretor, a melhor forma de políticos trabalharem para o desenvolvimento de uma cidade é agindo dentro da legalidade e ajudando na fiscalização do processo eleitoral.

Uma das palestras mais aguardadas do Seminário foi a do juiz eleitoral da 7ª Zona, Gustavo Sirena, que falou sobre Propaganda Político-Eleitoral. Para ele, a orientação que o TRE leva aos partidos e candidatos é uma grande oportunidade  para conhecer o que a lei eleitoral disciplina. Paralelamente a isso, disse que no processo eleitoral não cabe somente orientação, a punição surgirá quando necessária. “Nosso papel é fazer cumprir a lei”, enfatizou.

Depois de Feijó, o segundo município a receber o Seminário Eleitoral será Cruzeiro do Sul (4ª Zona). Lá, o evento ocorrerá nesta segunda-feira, 18, e Sena Madureira (3ª Zona) no dia 20. O evento tem início sempre às 8h30 e encerramento às 17 horas.

Xapuri (2ª Zona) receberá o evento no dia 22 e Brasiléia (6ª Zona) no dia 23. No dia 25 será a vez do município de Tarauacá (5ª Zona) sediar o Seminário, e nos dias 27 e 28, Senador Guiomard (8ª Zona) e Rio Branco (1ª, 9ª e 10ª Zonas), respectivamente.

Os palestrantes do evento são servidores da Secretaria Juduciária e do Controle Interno do TRE, além do juiz e promotor eleitoral responsável pela Zona Eleitoral onde o evento é sediado. (Assessoria TRE-AC)

Sair da versão mobile