Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana será decisiva para os partidos da oposição

Candidaturas 2Os partidos da oposição tem uma semana decisiva. No PMDB, uma reunião com membros da executiva municipal, que será realizada nesta segunda-feira, 18, vai avaliar a pré-candidatura de Fernando Melo à Prefeitura de Rio Branco. Já o PSDB tenta acalmar os ânimos de dirigentes do Democratas (DEM) e do PPS, para concretizar a aliança em torno da pré-candidatura de Tião Bocalom.

Dirigentes do PMDB afirmam que a pré-candidatura de Fernando Melo será mantida. O partido, inclusive, já está definindo um nome para ser vice. A convenção do partido está marcada para o dia 28 de junho no Clube Rio Branco no centro da cidade.

O presidente da executiva municipal do partido, deputado Chagas Romão, está otimista com a pré-candidatura de Fernando Melo e garante que a intenção do partido é apresentar um projeto inovador de desenvolvimento para a população de Rio Branco.

“O PMDB está motivado com a pré-candidatura de Fernando Melo à Prefeitura de Rio Branco. Queremos colocar o 15 nas ruas e apresentar um projeto novo de desenvolvimento para que nossa população possa avaliar”, disse.

Já o PSDB, que tem convenção marcada para o dia 23, próximo sábado, vai ter uma semana de decisões. A primeira será relacionada ao nome do escolhido para ser vice de Tião Bocalom. O preferido seria o vereador Alysson Bestene (PP).

Mas nos bastidores comenta-se que o PPS e o Democratas também sonham em indicar o nome do vice. A situação ficou ainda mais complicada com a retirada da pré-candidatura do deputado Jamyl Asfury.

Alguns dirigentes do Democratas cobram espaço na chapa majoritária para oficializar o apoio a Tião Bocalom. O partido aguarda convite do PSDB para a definição sobre a coligação. A expectativa é que, durante a conversa, o partido reivindique o cargo de vice de Bocalom.

Outra missão do PSDB será convencer o deputado Jamyl Asfury e seu grupo a apoiar Tião Bocalom. Durante anúncio da retirada de sua pré-candidatura, o parlamentar afirmou que tem carta branca da direção nacional para decidir sobre os rumos que o partido vai tomar nas próximas eleições.

“Está tudo zerado. Hoje não vamos declarar apoio a nenhuma pré-candidatura, mas como em política as coisas mudam rapidamente, vamos esperar os próximos dias para definir o caminho que vamos seguir”, disse.

Frente Popular realiza convenção no dia 23

A Frente Popular do Acre (FPA) vai reunir os partidos que formam a aliança em Rio Branco, no próximo sábado, 23, na escola Pedro Martinello, no bairro Montanhês, para oficializar os nomes de Marcus Alexandre (PT), como candidato à Prefeitura e Márcio Batista (PC do B) como vice.

Na oportunidade devem ser apresentadas também as chapas proporcionais da Frente Popular. Durante toda semana os partidos devem definir suas coligações. PC do B e PT devem apresentar chapas próprias. Os demais partidos vão se coligar para tentar eleger o maior número de vereadores.

Sair da versão mobile