Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sibá Machado vai debater Educação Ciência e Tecnologia na Amazônia

Numa iniciativa do deputado Sibá Machado (PT/AC) a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados realiza, na próxima quinta-feira (28) seminário sobre Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia.

A idéia é debater mecanismos de ação para que o avanço científico e tecnológico alcançados pelo Brasil chegue também aos estados da Região. Para Sibá Machado, os modelos de desenvolvimento pensados até o momento não foram capazes de suprir as deficiências e os problemas enfrentados pela Região e seus habitantes.

O deputado defende uma política capaz de unir a todos em torno de um projeto de desenvolvimento comum, baseada no desenvolvimento a partir de investimentos em programas de ciência e tecnologia. “A Amazônia poderá contribuir com o progresso de seu povo e com o crescimento do Brasil, na medida em que for capaz de produzir novas tecnologias, criando centros de desenvolvimento científicos que potencializem a sua maior riqueza, que é a sua biodiversidade. Este será o mote do debate”.

De acordo com o deputado, desde os tempos áureos da borracha, a Amazônia investiu na agricultura, na pecuária, nos produtos extrativistas, no turismo e na industrialização a partir da Suframa, mas que todas essas iniciativas não unificaram a Região e não apontaram para um desenvolvimento capaz de erradicara pobreza e garantir o acesso da sua população aos bens e serviços oferecidos no Centro-sul do país. “A desigualdade ainda é grande, a Região parece estar fora da agenda nacional quando o assunto é desenvolvimento científico e tecnológico”, completa.

O seminário, que será realizado conjuntamente com as Comissões de Educação e de Integração e Desenvolvimento Regional, contará com a participação de parlamentares, representantes do governo federal e representantes das áreas correlatas, a despeito dos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia (Consecti), Odenildo Sena, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto, do Fórum de Pró Reitores de Pesquisa da Região Norte (Foprop), Emmanuel Tourinho, dentre outros. O reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli, será um dos palestrantes. O evento será realizado no Plenário 13, das 09:30 às 12:30h.  (Assessoria)

Sair da versão mobile