Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores de Rio Branco podem reajustar salários

Os vereadores que forem eleitos nas eleições de outubro podem assumir uma cadeira na Câmara de Rio Branco com o salário reajustado. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Juracy Nogueira (PP), a proposta já foi discutida, mas nada ficou definido. Ele revelou que há oito anos os vereadores não tem reajuste e que atualmente recebem 50% do valor do salário de um deputado estadual.

“Nosso salário pode ser fixado em até 60% do valor do salário de um deputado estadual. Nós  já chegamos a discutir essa possibilidade, mas ainda não definimos nada sobre o reajuste. Estamos fazendo um estudo para saber se isso é possível ou não”, explicou.

Para Juracy Nogueira, um possível reajuste deve ser feito somente após um estudo detalhado dos recursos disponíveis e das despesas do Legislativo Municipal. “Queremos caminhar sempre dentro da legalidade. Nós somos representantes do povo e precisamos agir com transparência”, disse.

Na Câmara, alguns vereadores se posicionaram contra o reajuste, afirmando que ele pode prejudicar a reeleição. Outros afirmam que são favoráveis, pois, de acordo com a legislação eles podem receber até 60% do valor do salário dos deputados estaduais.

“Essa decisão será tomada depois de muito diálogo. Vamos conversar e chegar a um consenso, sempre com base naquilo que podemos fazer e dentro da legalidade”, disse. Caso decidam pelo reajuste o salário de um vereador que hoje é de quase R$ 7 mil, passará para R$ 11,4 mil.

Sair da versão mobile