Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parabéns Brasiléia!

Neste dia 3 de julho em que Brasiléia completa 102 anos de existência me animei para, através desse artigo, expressar um pouco de meu sentimento sobre o povo que vive numa das mais importantes cidades do Acre.

Eu aprendi a gostar de Brasiléia através de meu pai, legítimo e orgulhoso filho de Brasiléia, Wildy Viana, lá mais conhecido como Dico. Ainda mais porque meu pai sempre foi um apaixonado pela história do nosso Estado e pela região das cabeceiras do Rio Acre. Afinal, foi nesse vale que ele transitou, desde garoto, devido às infinitas e sucessivas transferências que meu avô, Virgilio Viana, fez na vida por questões ligadas à sua atividade política. Durante parte de sua infância viveu ainda mais acima, na antiga Vila Paraguassu, atual Assis Brasil, que já era uma fundamental cidade pólo para toda a região.

Mesmo sendo vizinha da rica e famosa cidade de Xapuri, Brasiléia sempre soube ser muito importante. É sem nenhuma dúvida a cidade acreana que melhor simboliza nosso destino de fronteira. E pela forte presença de migrantes árabes, sempre teve uma tradição cultural que potencializou ainda mais essa identidade.

E, mesmo tendo passado por muitas dificuldades nas últimas décadas, Brasiléia conseguiu se fortalecer como cidade de fronteira, inserindo-se na economia acreana através de atividades de caráter comercial, industrial e florestal. Tudo isso graças às políticas públicas que ali foram implementadas, sim, mas, principalmente, em razão do trabalho sério e comprometido que seu povo desenvolveu durante este pouco mais de um século de uma bela e forte história.

Tenho imenso orgulho porque, em nossa família, temos uma grande expressão dessa força das cabeceiras através de meu pai, que já presenciou 83 dos 102 anos da própria cidade de Brasiléia. Tenho consciência que ainda temos enormes desafios  a cumprir. E confio plenamente que com muito trabalho vamos alcançar um grande futuro.

Como alguém que tem sua origem em uma família acreana de Brasiléia, quero estar sempre junto com todos os que se empenham em construir os próximos 102 anos de nossa querida cidade.

(*) Jorge Viana é senador.

Sair da versão mobile