Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Abertura da primeira Semana de Cusco no Brasil celebra a integração

thumb GUR 1669Na noite de terça-feira, 17, foi realizado o jantar de gala que marcou a abertura oficial da I Semana de Cusco no Brasil, que trouxe uma série de atividades que celebraram a integração comercial e turística e também o intercâmbio cultural. À cerimônia de abertura estiveram presentes o governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama, Marlúcia Cândida, Marcelo Ramos Araújo representando o Itamaraty, e as autoridades peruanas como o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, acompanhado da embaixatriz Helena Bayona, e o presidente da Câmara de Comércio de Cusco, Rojer Valencia.

No discurso de abertura, o embaixador Jorge Bayona disse que se sente muito orgulhoso por estar sendo recebido com festa, tornando-o ainda mais convicto de que os brasileiros, sobretudo os acreanos, são muito mais que vizinhos: são irmãos. Ele afirmou ainda que a viagem por terra pela Estrada Interoceânica é um enriquecimento cultural, aprendendo com cada vilarejo até a chegada ao Brasil de como as culturas vão se unindo cada vez mais.

O governador Tião Viana reiterou as palavras do embaixador peruano afirmando que o Peru é um país com uma evolução econômica estável, e estabelecer laços com esse país tem importância significativa. “O Peru é um país que que está encontrando um caminho econômico saudável, e vem estreitando os laços com o Acre, fazendo-nos crer na importância desse sentimento de irmandade. O Acre hoje é o Peru”.

A primeira-dama, Marlúcia Cândida, também completou as palavras do governador, dizendo que o acreano é receptivo e gosta de receber vizinhos, que no caso do Peru trouxe sua comida, suas danças, sua cultura, sua atenção, e ainda parafraseou uma canção fazendo analogia à gentileza e atitude dos peruanos. “Sempre fica um perfume nas mãos de quem oferece rosas”, disse.

A Grande Via do Sol – O embaixador Jorge Bayona fez menção à parceria dedicada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, na pessoa da secretária Ilmara Lima, que junto aos gestores das pastas dos Estados de Rondônia e Mato Grosso vem buscando a integração turística de fato, através da Rota “Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico”, caminho que liga o Atlântico ao Pacífico, chamado de La Gran Via del Sol, ou “A Grande Via do Sol”.

Moda e gastronomia – Após a oficialização da I Semana de Cusco no Brasil, foi apresentado aos convidados um desfile de moda com peças de estilistas de Cusco e Lima, misturando matéria-prima tradicional e design moderno.

A gastronomia do Peru também foi apresentada numa degustação comandada pelo chef peruano Javier Valdez, que trouxe 7 pratos, unindo ingredientes típicos dos Andes e também brasileiros, tudo com de bebidas finas como o tradicional Pisco Sour. As atrações da I Semana de Cusco no Brasil seguem até o dia 19, em Rio Branco.(Diego Gurgel / Ascom Setul)

Sair da versão mobile