Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o 2º no ranking de cheques sem fundo, em um dos semestres de maior nível de calotes

ChequeO 1º semestre deste ano provou que o brasileiro está perdendo o controle das suas dívidas. De acordo com o levantamento mensal do Serasa Experian divulgado ontem, o volume de cheques sem fundo nos primeiros 6 meses de 2012 superou a marca dos 9,4 milhões (equivalente a 2,07% do total de cheques emitidos: 458,1 milhões), o maior valor semestral desde 2009. E, o que já não é mais novidade, o Acre se manteve no topo desta lista de ‘cheques voadores’, mais precisamente em 2º lugar.

Com efeito, o Acre teve pouco mais de 750 mil cheques devolvidos nos primeiros seis meses deste ano, o que representam um percentual de 11,99% do total de cheques emitidos no Estado durante tal período. À frente do Acre, ficou apenas o Estado de Roraima, com um percentual de 15% do seu total de cheques. Depois de Roraima e do Acre, o ranking segue com Amapá (9,8%), Sergipe (8,23%) e Piauí (7,36%).

Na outra ponta da tabela, ficaram os estados de São Paulo (1,54%); Amazonas (1,69%); Rio de Janeiro (1,71%), Mato Grosso do Sul (1,81%) e Santa Catarina (1,85%).

Apesar da alta, o percentual acreano de cheques voadores vem mostrando uma leve redução. No 1º bimestre do ano (janeiro e fevereiro), o índice local era de 14,32. No 2º bimestre (março e abril), este valor caiu para menos de 13%. Agora neste 3º bimestre (maio e junho), a queda de 1 ponto percentual fez o índice local ficar em 11,99%. Em termos de representatividade no volume nacional de cheques voadores, o Acre teve uma participação de uma pouco menos de 0,8% na primeira metade deste ano.

De acordo com especialistas em economia do Serasa, o que levou a este alto índice de cheques sem fundo em todo Brasil foi a imprudência ao contrair dívidas sem conseguir paga-las depois. Segundo eles, o brasileiros conquistou um poder aquisitivo mais alto nos últimos anos e não conseguiu conciliar este seu faturamento maior com o controle das suas compras com cheques pré-datados.     

 

Sair da versão mobile