Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre recebe homenagem por elucidar inquéritos e homicídios antigos

O Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) homenageou o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil pelo cumprimento da Meta 2, onde todos os inquéritos e homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007 foram concluídos. Dos 143 inquéritos, 51% dos crimes foram elucidados. O Acre está em 4º lugar no raking brasileiro, ficando entre os cinco Estados onde há a maior índice de elucidação entre o número de denúncias oferecidas e inquéritos finalizados.
EVENTO NO MPE
A representante do Conselho Nacional Ministério Público (CNMP) Taís Ferraz esteve presente na cerimônia. Ela afirmou que os Estados devem solucionar os casos para obter bons resultados. “Hove uma grande mobilização nacional em torno da investigação dos crimes de homicídio. O Brasil ostenta índices alarmantes, sendo o país com o maior número desse tipo de crime no mundo. A resposta que cada Estado deve dá à esse crime tem que ser muito boa e rápida, justamente  para inibir novos casos.

Sabíamos que havia uma grande quantidade de inquéritos que ainda não tinham solução. Foi feita uma mobilização para dar uma resposta a esses inquéritos antigos. O resultado final foi extremamente positivo. Como o Acre foi um dos que atingiu a meta, nós temos que enaltecer e fazer o reconhecimento do esforço, inclusive como forma de estimular os demais Estados a buscarem esse tipo de performance”.

Após uma grande mobilização, o Acre obteve um grande resultado. “Isso é um reconhecimento importante. A homenagem é merecida, nós somos o único Ministério Público no Brasil a cumprir 100% da meta e isso nos diferencia e nos destingue. Isso é fruto de um trabalho árduo desenvolvido pelas promotorias criminais em parceria com a Polícia Civil”, disse Patrícia Rêgo, procuradora geral de justiça.

O trabalho foi desenvolvido em parceria, garante Emylson Farias, Secretário de Polícia Civil. “Isso é muito significativo para as polícias, mas principalmente para a população do Estado. É um momento de reconhecimento do trabalho que tem sido feito aqui. Só foi possível graças ao trabalho realizado pelos policiais, corregedoria, sempre realizado sempre em parceria com o MPE. Chegar ao primeiro lugar no Brasil é muito difícil. Isso aumenta a nossa responsabilidade e o compromisso com os cidadãos, para que a gente possa sempre estar em um nível bom. Vamos fazer esforços para estar figurando entre os primeiros do Brasil. Quando um Estado como o nosso, que é pequeno, não tem muitos recursos trabalha compremetido e com união consegue dar respostas efetivas na área de segurança pública”.

Para o governador Tião Viana, ações como esta precisam ter continuidade. “Nós temos que ser humildes para construir a segurança à população. Estamos no caminho certo. Estamos reduzindo índices de homicídios e mortes. O Acre conseguiu o melhor resultado do país, mas queremos chegar mais perto da comunidade, que precisa de segurança”.

Sair da versão mobile