Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre vai receber 10 lanchas sociais para atendimento a ribeirinhos

LanchaO isolamento é um dos fatores que mais reduz à qualidade de vida e o direito a cidadania dos ribeirinhos em toda a região amazônica, em especial no Acre, no Pará e no Amazonas. Mas graças a um acordo firmado na manhã da última segunda (9), em Brasília, entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Comando da Marinha, tal problema será amenizado. A parceria, feita por meio de um termo de cooperação técnica, vai possibilitar a aquisição de 100 lanchas sociais especializadas para levar assistência a ribeirinhos em áreas mais isoladas.

Para arcar com a construção das lanchas, o Governo Federal vai desembolsar, inicialmente, R$ 23,1 milhões. Das 100 lanchas sociais previstas no projeto, o Governo anunciou que vai destinar 10 delas para o Acre. As 90 demais serão distribuídas aos seguintes estados: Pará (33), Amazonas (31 unidades), Rondônia (4), Amapá (3), Tocantins (3) e Roraima (2). Outras 14 lanchas serão endereçadas para o atendimento de ribeirinhos no Pantanal.

As lanchas vão disponibilizar o acesso dos ribeirinhos da região a serviços assistenciais de saúde básica e de direitos sociais (busca ativa, registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, acompanhamento, serviço de convivência com adolescentes, idosos e a população em geral, campanhas e esclarecimentos). Para resumi-las nas palavras da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, elas funcionarão como verdadeiros Centros de Referência de Assistência Social (Cras) móveis para os ribeirinhos.

A previsão é de que todas as 100 unidades estejam prontas nos próximos 8 a 9 meses. A partir de janeiro de 2013 elas já devem começar a ser entregues e passarem a ser utilizadas na Amazônia e no Pantanal (não há previsão certa ainda de quando chegarão as lanchas do Acre). Além das lanchas, o Governo Federal estuda a possibilidade de, no futuro, aprimorar o projeto e transformá-las em verdadeiros ‘barcos sociais’.

Sair da versão mobile