Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atendimento de Direitos Humanos é inaugurado na OCA

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), inaugurou na manhã de hoje (25) o guichê de atendimento da secretaria na OCA. Localizado na praça vermelha, mesa 61, o local receberá denúncias de violações de Direitos Humanos e iniciará atendimentos jurídicos, psicológicos e de assistência social.
Sejudh na Oca 2
Segundo Maria da Luz, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, o local é de fácil acesso e irá beneficiar a população. “O centro de referência irá funcionar na OCA, na Sejudh e em eventos. Não poderíamos deixar de estarmos presentes na OCA. É uma extensão da secretaria. Um local de fácil acesso e que as pessoas possam buscar o atendimento. Daqui, as situações serão encaminhadas à Sejudh, onde nossas equipes especializadas irão buscar uma solução para o cidadão”.

O secretário da Sejudh, Nilson Mourão, afirmou que, além disso, ações também estãos sendo desenvolvidas nos municípios. “Para ampliar as atividades de promoção de direitos humanos, estamos realizando um conjunto de ações nos bairros, fazendo mutirões de atendimentos. Queremos deixar um símbolo no cartão postal de direitos do Acre, que é a OCA. Aqui as pessoas podem vir resolver os mais diferentes problemas e podem ter uma referência concreta em direitos humanos”.

Após o atendimento na OCA, os casos serão encaminhados para os órgãos responsáveis. “Instalamos o nosso box e está funcionando há uma semana, em caráter experimental. Neste período, já foram atendidas 5 pessoas. A pessoa chega, apresenta o problema que ele sente que o seu direito foi violado. A equipe irá atender e encaminhar devidamente ao órgão competente. Funcionamos em rede”.

Sair da versão mobile