Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancários acreanos querem reajuste salarial de 12,7%

A consulta nacional dos bancários realizada durante as últimas semanas pelo Sindicato dos Bancários do Acre atendendo uma orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT) apontou que os bancários acreanos querem aumento real de salário. O índice reivindicado por 58,5% varia de 5,1% a 10%. Outros 31,5% da categoria querem reajuste salarial acima de 10%.

Na pesquisa foram ouvidos 204 entrevistados, a função de técnico bancário e caixa predominou, seguido de assistente. 79% são filiados ao Sindicato e 53 % é do sexo masculino. A pesquisa aponta ainda que 78% têm menos de 10 anos de banco (49% menos de 5 anos de tempo de serviço).

Assim como no ano passado, o combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas foram pontos que chamaram atenção dos consultados. O item fim do assédio amoral dentro das agências foi apontado por 114 dos consultados (56%) como prioridade nesta Campanha Salarial. Enquanto o combate ao fim das metas abusivas foi apontado por 137 dos entrevistados, um percentual de 67,5%.

A pesquisa também apontou que, além de mais contratações – 44% dos entrevistados querem mais contratações e 46% jornada de seis horas de trabalho.

Outro item da pesquisa que chamou atenção diz respeito à reivindicação da cesta alimentação maior, onde 156 dos entrevistados (76,5%) apontaram como ponto importante nesta Campanha Salarial.

A grande a maioria dos entrevistados (92%) estão dispostos a participar da Campanha Salarial deste ano, onde 62% estão com intenção de participar de uma possível greve. A consulta apontou ainda que, 65% dos bancários estão convencidos a participar de assembleias.

De acordo com a direção do Sindicato dos Bancários do Acre, o resultado da consulta subsidiará as discussões e deliberações da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 20,21 e 22 de julho, na cidade de Curitiba (PR), quando representantes da categoria de todo o país eleitos nas conferências regionais definirão a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2012. As consultas por Estado ou base sindical também serviram de subsídio para os encontros regionais.

“Essa consulta é de grande importância para construirmos nossa pauta de reivindicação para a Campanha Salarial deste ano”, comentou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela.

Edmar chama atenção do fato que os bancários não estão apenas preocupados com a questão salarial, mas também com emprego, jornada de trabalho de 6 horas, política de metas abusivas, saúde e segurança. (Ascom Sindicato dos Bancários)

Sair da versão mobile