Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Capacitação em Direitos Humanos finaliza atividade no Calafate

Garantir que a população conheça e busque seus direitos é a principal missão da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que nesta sexta-feira, 20, realizou a capacitação sobre Direitos Humanos, no Centro Paroquial dos Conjuntos Arueira e Itatiaia no Bairro Calafate.

Devido a várias denúncias de conflitos interpessoais entre os moradores dos conjuntos habitacionais, a Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social (Sehab) procurou a Sejudh para propor parceria em ações que beneficiassem esses bairros. Como as ações do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) já estavam em andamento, os bairros diagnosticados pela Sehab com problemas mais críticos foram priorizados para receber as ações do projeto.

Durante todo o dia os moradores do Bairro Calafate puderam entender melhor sobre os serviços que a Sejudh oferece e foram orientados sobre o que fazer nas mais diversas situações de violações de direitos. Na quinta-feira, 19, aconteceu o mutirão de atendimento com advogados, psicólogo e assistentes sociais.

A moradora do Conjunto Arueira, Maria Valdenira, 30, contou que não entendia praticamente nada sobre direitos humanos, mas agora, com o curso, já sabe dos direitos que possui e onde procurá-los.
O CRDH é um espaço de promoção da cidadania que faz parte da estrutura da Sejudh em parceria com o governo federal com o objetivo de promover ações que protejam, eduquem e informem a população sobre os Direitos Humanos. (Annie Manuela / Assessoria Sejudh)

Sair da versão mobile