Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Diretora da ANP diz que Acre já pode estar incluído na 12ª rodada de leilões

ANP-1207A diretora geral da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou nesta quarta-feira (11) que as áreas com potencial de petróleo e gás natural do Acre e de mais 4 estados já devem estar inseridos na sua 12ª rodada de licitações de blocos de recursos minerais. Além do Acre, os outros ‘Estados-novidades’ no leilão são: Piauí, Mato Grosso, Maranhão e o norte do Paraná. A declaração da diretora foi feita durante audiência na Câmara dos Deputados.

Apesar de mostrar con-fiança de que estas novas áreas petrolíferas estarão disponíveis para leilão, ela não prestou maiores detalhes de quando acontecerá a 12ª rodada de blocos da ANP. Ela adiantou, no entanto, que a tal rodada só será realizada após a aprovação do projeto de lei que define a divisão dos royalties de petróleo no país. Antes da 12ª rodada, a ANP ainda se prepara para executar a 11ª.

A respeito destas declarações, vale destacar que Magda Chambriard tem sido uma das mais defensoras dentro da ANP para o potencial de recursos minerais na bacia do Acre.

A região do Estado que dispõe deste potencial petrolífero é o Vale do Juruá, precisamente as cidades de Cruzeiro do Sul, Marechal Taumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Atualmente, estão sendo executados pela Georadar os estudos de Sísmica Terrestre, que já são os últimos passos para o Acre entrar, com segurança e com exímia responsabilidade socioambiental, na exploração efetiva de petróleo e gás natural. Esta etapa final de estudos (que já duram cerca de 13 anos) deve ser concluída no final deste ano ou início do próximo. Isto é, no 1º semestre de 2013 o Estado deve ter suas primeiras atividades de prospecção mineral. Só daí é que as bacias vão às rodadas de leilão, em blocos.

Sair da versão mobile