Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eletricitários irão fazer paralisação de advertência na quinta e sexta-feira

Paralisação eletricitáriosOs trabalhadores da Eletrobras Distribuição Acre irão realizar uma paralisação de advertência nos próximos dias 5 e 6, convocada pelo Comando Nacional dos Eletricitários (CNE). Os trabalhadores reivindicam melhorias no Plano de Carreiras e Remuneração e em outros benefícios.

Segundo Fernando Barbosa, do Sindicato dos Urbanitários, há algum tempo a categoria tenta fazer as negociações. “Há uma dificuldade nas negociações do acordo coletivo do trabalho dos eletricitários com a Eletrobras. Já houve 3 reuniões. Mas, infelizmente, em relação às cláusulas financeiras, conseguimos até hoje garantir apenas o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor) do período de 1º de maio de 2011 à 30 de abril de 2012, que é 5,10%. Como o setor de energia vem crescendo gradativamente (a média do crescimento de energia dos últimos 3 anos é algo em torno de 3,49%), os eletricitários reivindicam um acordo com o ganho real, algo que é negado”.

Mesmo parado, alguns serviços continuarão sendo prestados. “A paralisação é de 72 horas no Brasil inteiro, organizada pela Federação Nacional dos Urbanitários. A Eletrobras Acre vai parar apenas 48 horas (quinta e sexta-feira) e a Eletronorte decidiu não parar. A população não precisa se preocupar. Todos os serviços essenciais estarão garantidos. Durante a paralisação, 30% dos funcionários irão trabalhar, como previsto por lei. Não iremos trazer nenhum transtorno à população e, se vier a acontecer, será por causa de problemas técnicos”, afirmou Fernando.

Caso as negociações não ocorram, uma greve por tempo indeterminado está prevista. “Hoje, cerca de 27 mil pessoas trabalham como eletricitários no país. No Acre, temos em torno de 800 trabalhadores. As nossas reuniões são a nível nacional. Uma próxima está marcada para o dia 11 e esperamos avançar nas negociações. Caso não aconteça, já temos encaminhada uma paralisação a partir do dia 16 de julho.

Sair da versão mobile