Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Emoção marca o velório e sepultamento do líder da Igreja Renovada

Velório AfifNa tarde do último domingo (01) o apóstolo Afif Arão Alves da Costa, 47 anos, faleceu em Manaus (AM), vítima de uma pneumonia viral. Ele estava há 11 dias internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e ao ser submetido a uma hemodiálise, acabou não resistindo, tendo falência múltipla dos órgãos.

Natural de Sena Madureira, Afif era líder da Igreja Renovada. Fundou a igreja há 19 anos. Iniciou a evangelizar na varanda de sua residência, junto com a esposa e seus dois filhos. A igreja conta hoje com mais de cinco mil membros. Muitos estiveram presentes para dar o último adeus ao líder.

O pastor Elias Lima era amigo de Afif há anos. Ele contou que as pessoas podiam contar com ele. “O Apóstolo era um homem muito amado. Estamos em luto, foi uma grande perda. Perdemos um amigo, um pai, um irmão. Ele foi uma pessoa cheia de sonhos, tinha essa característica. Nunca o vi desanimado, sempre foi firme e com propósitos. Ele não era só amado pela igreja, mas pela sociedade, por todos os lugares. Nos ensinou a caminhar no evangelho, de como viver verdadeiramente.

Podíamos contar com ele, abrir nossos corações, conversar, pois ele nos compreendia. Agora iremos cuidar da família do nosso irmão, esse será o nosso propósito”.

José Elisson, discípulo do apóstolo, afirmou que o apóstolo foi um homem exemplar. “É uma dor muito forte. Não é fácil ver partir uma pessoa que amamos. Ele foi um pai espiritual, um guerreiro, referência para o Acre. Uma pedra preciosa que Deus colocou nas nossas vidas. Perdemos uma pessoa íntegra, mas eu creio que iremos ter um novo recomeço e que teremos muita força para continuarmos e que nossas vidas vão mudar”.

Casada há 25 anos com Afif, a apóstola Dayse Costa falou da perda do companheiro. “Se formos olhar pelo lado da perda, com certeza foi muito grande. Tudo o que a gente pregra temos que aprender a viver. Essa é um dos nossos desafios, mesmo diante de uma grande perda. Afif era um grande companheiro, um amigo, um marido muito bom e um líder de excelência. Tinha sabedoria de Deus para muitas coisas. Sei que serão momentos muito difíceis desse recomeço, não será fácil, mas eu creio que Deus irá me acompanhar”, disse emocionada.

O apóstolo era considerado uma pessoa séria e prestigiada. A morte comoveu os fiéis da igreja. “Já estávamos em oração desde que nós ficamos sabendo do ocorrido. Foram dias de muita guerra espiritual, crendo que nosso apóstolo voltaria, mas a vontade de Deus foi realizada. Fizemos o que poderíamos fazer, clamando pela sua vida. Esperávamos que ele voltasse e gritasse “Graça e Paz Igreja do Avivamento”, que era o que ele fazia quando chegava no altar da igreja. Enfim, Deus tem nos confortado, estamos chorando, sofrendo e o mesmo Deus que levou o nosso apóstolo é o que vai nos consolar. Somos humanos, a saudade é grande. Ele foi um homem que amava o Senhor de uma forma especial e nos ensinou também. Creio que a semente que ele deixou ela vai frutificar. Continuaremos sendo abençoados”, disse Greice Castro.

Socorro Oliveira era amiga da família e fazia parte da igreja. Ela afirmou que estava muito triste com a morte de Afif. “Deus fez a vontade dele. Estamos muito tristes, mas infelizmente ele se foi. Foram dias de lutas e sempre estivemos na torcida para que ele voltasse”.

O Governador Tião Viana esteve presente no velório. Ele lamentou a morte do apóstolo. “O Afif foi um líder que estava além das fronteiras, que reunia milhares de pessoas na igreja, trabalhando a fé cristã e com pessoas que estavam sofrendo e perdendo as esperanças. Ele queria um mundo cristão, com valores, atitudes de honra das pessoas. Foi um amigo que constituí na vida. O Acre vai sentir muito com essa perda, mas os fiéis saberão continuar”.

Quem era Afif?
Velório Afif 2
Afif Arão Alves da Costa era formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília. Nascido em Sena Madureira, era filho do casal Zely Alves da Costa e Sisnande Sales da Costa. Ele deixa dois filhos, Lucas e Dayane e a esposa apóstola Dayse Costa, com quem levantou no Acre o ministério da Visão Celular no Governo dos 12 há mais de 10 anos.

Era conhecido como um dos pastores mais sérios e carismáticos do Acre. Foi dele também o esforço e o incentivo em levar acreanos em caravanas para conhecer Israel, mais conhecido como “A Terra Santa”, que se tornaram oficiais para as comunidades cristãs do Brasil.

Foi um dos organizadores da edição 2012 da Marcha para Jesus. Ao lado do governador Tião Viana e do Prefeito Raimundo Angelim, abriu o maior evento evangélico do Acre, com mais de 50 mil pessoas louvando o nome de Cristo.

Há 7 meses, Afif descobriu que era portador do vírus da Hepatite C, ao realizar uma campanha de doação de sangue na igreja. O apóstulo estava fazendo tratamento para a doença.

Velório Afif 3

Velório Afif 5

Velório Afif 6

Velório Afif 7

Velório Afif 4

Sair da versão mobile