Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Expoacre 2012: Embrapa apresenta soluções sustentáveis para agricultura

Durante a Rio+20, em junho, a Embrapalançou a campanha Agro Sustentável, que destaca a sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira. Essa será a principal mensagem daEmbrapa Acre durante a Expoacre 2012 em Rio Branco (AC), realizada entre os dias 21 a 29 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

O estande da Unidade será no espaço Sistema de Produção Sustentável, conhecido como Fazendinha. A empresa irá exibir os vídeos da campanha Agro Sustentável e o público poderá obter informações sobre seis grandes temas da campanha: Florestas, Integração lavoura-pecuária–floresta (iLPF), Recuperação de pastagens degradadas, Sistema de plantio (SPD), Sistemas de Produção Sustentável, Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).

Também será montada uma espécie de maquete de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em frente ao estande, com dez variedades de capins e uma leguminosa recomendada para a região em consórcio com mudas de árvores nativas. Um dos destaques desse espaço será nova cultivasr de Brachiaria humidicola, denominada BRS Tupi, que será lançada no Acre durante a feira agropecuária.

A BRS Tupi proporciona maior ganho de peso animal no período seco, se comparada a à cultivar comum, devido a sua maior produção de folhas nesta época. Os produtos que compõem a maquete de ILPF são resultado de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e Associação para o Fomento a Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras(Unipasto).

O público também poderá acompanhar, no microscópio, parte do processo de Fixação Biológica de Nitrogênio, processo natural em que microorganismos presentes no solo se associam às plantas e captam e transformam o nitrogênio do ar em fertilizante natural. Também será apresentada ao público a associação entre planta e fungo, denominada Micorriza. “Trata-se de um fungo que se associa às plantas para capturar os nutrientes presentes no solo, como fósforo”, explica a bolsista da Embrapa Acre, Marinete Flores.

Visitas Técnicas
Além do espaço na Expoacre, a Embrapa também irá realizar, entre os dias 23 e 27 de julho, visitas técnicas em áreas de agricultores que possuem Unidades demonstrativas e experimentos com seringueira, abacaxi, maracujá, frutas cítricas, café, banana e integração lavoura pecuária floresta.

Participam da iniciativa extensionistas da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), da Secretaria de Agricultura (Seap) e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac). “Eles poderão conhecer sistemas de produção e pesquisas que estão alinhadas com a atual política agrícola do Estado”, afirma a chefe adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Acre, Dorila Gonzaga.

Público infanto-juvenil
Para as crianças, a atração ficará por conta do painel de fotos e o quiz, jogo de perguntas em que o participante ganha um brinde se acertar 70% das questões. Nos dias 24 e 25 de julho, alunos da Escola Rural Vida Nova, de Bujari, vão visitar a Fazendinha. Essa é uma ação do Programa Embrapa & Escola, programa que tem o objetivo de aproximar o público infanto-juvenil da pesquisa agropecuária. Na Expoacre, os alunos vão conhecer também as ações das outras instituições presentes na Fazendinha. (Embrapa Acre)

Sair da versão mobile