Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Expoacre é vitrine do aquecimento da indústria acreana

Desfile de moda consagrando as indústrias de confecção do Estado, produtos inovadores e o espaço para tantas empresas começa a ficar positivamente pequeno. Este foi o saldo da Expoacre 2012 para as indústrias locais, que a cada ano elevam sua participação no evento, tornando-se uma atração a parte. Esta foi a avaliação do presidente Carlos Sasai, feliz com a expressividade do setor na maior feira de negócios do Acre.

Expoacre 29.07 9
“Já temos que pensar, para o ano que vem, em ampliar o Espaço Indústria, pois algumas já estão ficando de fora. Isso mostra que os investimentos feitos pelo governo, junto com o suporte dado pelo Sistema Fieac, estão surtindo o efeito desejado e a indústria acreana está crescendo e se fortalecendo”, afirmou o empresário.

Poucos foram os que não se surpreenderam com a quantidade e variedade de indústrias existentes no Estado ao transitar pelos estandes do setor – o Espaço Indústria e o Polo Moveleiro. “Fiquei surpresa com tanta empresa aqui no Espaço Indústria que eu nem sabia que existia. Eu não sabia, por exemplo, que os temperos que uso em casa são de uma empresa daqui. Isso é muito bom”, afirmou a jornalista Aldemira Margarida.

Na última sexta-feira, 27 de julho, o Sindicato das Indústrias de Confecções e Correlatas do Estado do Acre (Sincon) – em parceria com Sistema Fieac (por meio do Senai e do IEL), o Sebrae e o Governo do Estado – apresentou o desfile da grife genuinamente acreana “Olho da Mata”. Doze empresas do ramo se uniram para confeccionar peças especiais para a grife, que já está no seu terceiro ano de fundação. “Já estamos pensando na coleção 2013. Agora, queremos tornar nossa grife competitiva”, comemorou Raimunda Holanda, presidente do Sincon. “É a primeira vez que participo do desfile e estou adorando o projeto. Pretendo continuar e cada vez mais melhorar nossos processos”, afirmou Mytsuio Nishizawa, a Maria Japonesa, da Malharia Kyomi.

Mas todas as entidades ligadas ao Sistema Fieac também participaram da Expoacre apresentando e divulgando alguns de seus produtos e serviços para apoio às empresas e seus trabalhadores, como Circuito Saúde, Inclusão Digital e cursos para elevação da escolaridade, ofertados pelo Sesi; pesquisa de satisfação e cadastro online para estágios com o IEL; mostras de design, panificação e o inovador Sistema de Automação desenvolvido pelo Senai para beneficiar empresas e residenciais com eficiência energética e redução de desperdícios.

O empresário do ramo da pecuária, Ivan Sebastião de Castro, assistiu às demonstrações e se interessou em aderir um sistema de irrigação automático para a sua propriedade. “Achei muito interessante essa inovação do Senai. Esse sistema, numa região como a nossa, pode aumentar a produção agrícola, pecuária, entre outras atividades. Vai nos trazer muitos benefícios”, elogiou. (Ascom Fieac)

Sair da versão mobile