Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funasa debate sobre convênios firmados com os municípios

A Superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se reuniu no último dia 2, na Associação dos Municípios do Acre (Amac), com os representantes de 16 municípios que possuem convênios firmados com a instituição.
Funasa debate 2
Segundo Renata Silva e Souza, superintendente da Funasa, o objetivo da reunião foi verificar os problemas de cada município e tentar resolvê-los, além de tirar algumas dúvidas.

“Estamos fazendo um levantamento de todas as pendências de convênios de anos anteriores para darmos agilidade e resolvermos outros problemas. Essa parte burocrática dificulta o nosso trabalho na parte de prazos e de atendimento, principalmente nos municípios. Os mais afastados, por exemplo, têm dificuldades de mandar documentação. A Amac faz toda a intermediação, mas, por ser a única associação que temos no Estado, não consegue resolver tudo com a rapidez que necessitamos. Tentamos juntar o máximo de gestores possíveis na reunião para vermos o que está acontecendo, quais as dificuldades e erros. Muitos não têm uma equipe estruturada, que possa responder aos nossos questionamentos. Estamos colocando a Funasa à disposição, pois, além de ser um órgão de fiscalização, queremos ajudar e orientar os municípios para agilizar as obras e para que a população consiga ter o benefício”, explicou.

Neste momento, os gestores de cada município irão verificar as falhas. “Os projetos são de obras de saneamento básico: água, esgoto e resíduos sólidos. Pactuamos uma data, daqui a 2 semanas, para que os municípios apresentem suas dificuldades. As equipes voltaram para os municípios e se organizar. Vão ver cada convênio e onde que estão os problemas. Também vamos até os municípios e nos reuniremos com os prefeitos para conhecer a realidade de cada lugar. A maioria dos convênios são antigos e, ao passar de gestão por gestão, acaba que as coisas não saem do lugar. Como neste ano haverá eleições para as novas gestões, queremos que as anteriores saiam sem deixar prejuízos, para que no ano que vem a gente possa orientá-los desde o início do mandato. Queremos estimular que as prefeituras façam o convênio com a Funasa”, afirmou a superintendente.

Uma reunião também foi realizada com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), informou Renata. “Fizemos os levantamento dos convênios feitos pelo Governo do Estado junto ao Depasa. Sentamos com a equipe técnica do órgão e discutimos as mesmas pautas da Amac. Fizemos articulações e agendamos visitas nos municípios com técnicos do Depasa e da Funasa para verificar os problemas e entrar em um acordo para formalizar. Estamos trabalhando em conjunto”, finalizou.

Sair da versão mobile