Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo e Prefeitura de Rio Branco aderem ao Plano de Combate ao Crack

Combate-ao-Crack---FO Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco aderiram ao Plano Federal de Combate ao Crack. Com o tema ‘Crack é possível vencer’, a iniciativa visa aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas, além de ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.

A adesão do Estado e da Capital aconteceu na tarde de ontem, durante cerimônia realizada no auditório do Sesc/Bosque, com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos e da secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, que vieram ao Acre especialmente para a assinatura do termo de adesão.

“Hoje é um dia muito especial. Este ato tem um significado importante, pois para nosso governo o Acre é exemplo de cuidado dos direitos humanos e daquilo que o Brasil quer ser para o mundo. Estamos atendendo a um pedido especial do governador Tião Viana e trazendo para o Estado nossas ações de combate ao crack e a outras drogas, pois confiamos no trabalho que ele vem realizando com sua equipe”, disse a ministra Maria do Rosário.

Em seu discurso, o governador Tião Viana agradeceu a presidente Dilma Rousseff pela atenção ao Acre. Ele lembrou que o Estado faz fronteira com o Peru e a Bolívia, dois grandes produtores de drogas do mundo.

Para ele, a adesão do Governo do Estado e da Prefeitura ao Plano de Combate ao Crack, tem um significado espe-cial. “Acabamos de inaugurar 18 leitos exclusivos para atendimentos de homens e mulheres vítimas das drogas. Agradecemos a atenção da presidenta Dilma, da ministra Maria do Rosário e da secretária Regina Miki. Unindo forças vamos combater com mais eficiência esse mal e dar uma atenção especial às famílias dos usuários”, disse.

A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, lembrou que o Acre tem se destacado no combate às drogas, dando um tratamento especial para os usuários e buscando a garantir o retorno dessas pessoas à sociedade.

“Durante muito tempo achamos que o problema seria resolvido colocando os usuários atrás das grades. Mas hoje percebemos que precisamos dar oportunidade para elas. E o Acre tem se mostrado disposto a isso. Mas também precisamos ser implacáveis com os traficantes, agindo com rigor”, afirmou.

Participaram do evento, o vice-presidente da Aleac, deputado Hélder Paiva (PR); o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adair Longuini; a procuradora-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Patrícia Rêgo; o superintendente da Polícia Federal no Acre, Marcelo Vieira; o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner; o prefeito em exercício, Ricardo Araújo; além de parlamentares e representantes da sociedade civil organizada.

Durante a cerimônia, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Ferreira Pires, entregou medalhas de honra ao mérito Bombeiro Militar Imperador Dom Pedro II, à ministra Maria do Rosário e à secretária Regina Miki.

Sair da versão mobile