Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo lança Plano Estadual de Recursos Hídricos, o 1º do Norte

Plano-de-Recursos-Hidricos-O Governo do Estado e o WWF-Brasil apresentaram, na manhã de ontem, o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado (Perh/AC). O Acre é o primeiro Estado da região norte que irá desenvolver o plano. O projeto tem como objetivo a formação de organismos gestores de bacias hidrográficas, o estabelecimento da rede de monitoramento da qualidade da água e a adaptação às mudanças climáticas para todas as bacias da região, reduzindo os impactos e garantindo a sobrevivência das futuras gerações.

Segundo Edegard di Deus, secretário estadual de Meio Ambiente, o plano foi elaborado com a participação da so-ciedade civil. “Este é um momento importante para nós. O plano foi feito pelo governo, mas com a participação da sociedade e dos municípios. Este é o 1º da Amazônia e ele vai atuar principalmente na gestão dos recursos hídricos do Estado, com destaque na implantação do programa de recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Acre (que é a mais degradada do Estado), monitoramento da qualidade da água e a rede de monitoramento dos eventos críticos. Isso servirá para medir as enchentes e a seca também. Muita gente usa a água de forma inadequada. Por isso, vamos acionar em todos os municípios o programa de educação ambiental para que possamos usá-la de forma adequada, para tê-la sempre”.

O governador Tião Viana destacou as ações que serão executadas durante o plano. “Quem souber preservar bem as águas poderá ajudar o meio ambiente e assegurar os caminhos estratégicos para a economia mundial. O Acre está se preparando para isso cuidando das suas bacias hidrográficas das grandes regiões, plantando árvores para recuperar as margens ciliares. Já plantamos 300 mil, chegaremos a 800 mil até dezembro e 3 milhões até 2014. A comunidade que mora às margens do rio está apoiando. Junto a isso, nosso plano tem esgotamento sanitário e saneamento ambiental integral para todas as cidades do Estado. Até 2014 terá água, esgoto e pavimentação de ruas. O plano é executado por etapas. Até agora, o investimento foi de R$ 3 milhões na área de plantio e reserva de árvores. Estamos detalhando de acordo com a necessidade. Os recursos serão implantados de acordo com as políticas necessárias”.

O programa foi elaborado em parceria com o WWF Brasil, por meio do programa Água para a Vida, explicou Glauco Kimura, coordenador do programa. “O programa Água para a Vida cuida da questão da água doce e nosso objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos hídricos. É muito importante trabalharmos no Acre porque é um Estado da Amazônia e 84% da disponibilidade de água no país está nesta região. No entanto, a gestão das águas está muito pouco implementada. É muito estratégico trabalhar aqui na implementação dos instrumentos da política. Assim, é refletida uma lógica muito comum no Brasil, de que as pessoas tendem a se organizar quando o problema já existe. Esse projeto será preventivo”.

Sair da versão mobile