Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre intensifica campanha de doação de sangue no Dia do Amigo

Doação amigoO Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemoacre) realizou hoje, 20, uma atividade para estimular a captação de sangue de todos os tipos. Em referência ao Dia do Amigo, comemorado na mesma data, a campanha sugeria que os doadores (frequentes ou de primeira vez) levassem um amigo para doar sangue também. A ação também foi desenvolvida nos hemonúcleos de Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

Marlice Aquino, gerente de captação do Hemoacre, explicou que a campanha visa, além de aumentar o estoque de sangue, cadastrar mais pessoas no banco de dados.

“Essa campanha não acontece só aqui, mas nacionalmente. Estamos aguardando o nosso público local, convidando um amigo para participar desta rede de solidariedade. Temos o objetivo de ampliar o nosso banco de cadastrados como doadores de sangue e fidelizar os que já tem cadastro”.

Como a Expoacre inicia hoje, o estoque precisa está preparado. “Temos uma grande preocupação com o final de semana, que é festivo e dá início a Expoacre.

Geralmente as pessoas saem do perfil da doação, que é o repouso e o não consumo do álcool. Mas os atendimentos hospitalares não param. Temos 9 dias para conseguir manter um público e um estoque regular para atender as demandas. Precisamos aumentar o estoque no período da Expoacre, pois ele diminui bastante o fluxo de doadores no hemocentro”, explicou Marlice.

A gerente pediu que a população se mobilize e faça a doação. “A campanha se estende até o final do mês. Como as pessoas geralmente estão em férias, há uma redução dos doadores. Precisamos que as pessoas venham doar. O Hemoacre funciona de segunda a sábado, das 7hs as 17h30. É necessário a pessoa estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade original ou documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 Kg, ter descansado no mínimo 6h nas últimas 24 horas, não estar gripado ou com febre nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas”, finalizou.

Sair da versão mobile