Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Nacional de Traumatologia vai estar no Acre entre os dias 23 a 27 deste mês

Instituto de traumatologiaO Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (o popular ‘Into’) vai estar em Rio Branco entre os próximos dias 23 a 27 de julho (de segunda a sexta-feira da semana depois da que vem). A equipe do Into tem como meta no Acre a realização de 25 cirurgias no quadril (que são considerados de processos de alta complexidade). Os procedimentos cirúrgicos serão feitos no Hospital das Clínicas do Acre (a antiga Fundhacre).

A ação faz parte do Projeto ‘Suporte’, realizado pelo instituto 1 ou 2 vezes por mês, em cada região do país. Os pacientes acreanos que serão operados estão na fila do cadastro da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), administrada pelo Ministério da Saúde. 

O Into é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, sediado no RJ e que funciona como um centro de referência em todo país no tratamento de doenças e traumas ortopédicos que necessitem de procedimentos de média e alta complexidade.  Em outras palavras, o Into oferta tais cirurgias aos estados que não têm capacidade para oferecê-las.

A equipe que virá ao Acre será formada por multi profissionais, tais como cirurgiões especialistas em ortopedia e traumatologia, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e radiologia. As cirurgias serão feitas em parceria do Into com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).  Para os procedimentos, a secretaria entra com toda a infraestrutura hospitalar, enquanto o Into disponibiliza seu conhecimento para a realização deles (inclusive, tal parceria permite aos profissionais locais o aprendizado e a troca de experiências com os especialistas do institruto).

Ao todo, o Into vai fazer 55 cirurgias na Região Norte. O ‘mutirão’ do instituo começou desde ontem (9) e vai até esta sexta-feira, dia 13, no município de Macapá, Amazonas. Lá, os médicos do Into vão operar 30 pacientes vítimas de traumas ortopédicos, no Hospital Alberto Lima. 

Sair da versão mobile