Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro de Ginástica Cerebral é lançado em Rio Branco

Carlos Maurício Prado, engenheiro químico e especialista em Ginástica Cerebral, está em Rio Branco para o lançamento do livro ‘Ginástica Cerebral’. Na sexta-feira e no sábado (dias 20 e 21), no auditório do Hotel Guapindaia Praça, oficinas práticas serão realizadas para a demonstração dos exercícios mais importantes da técnica.

O especialista explicou o objetivo da oficina. “Estudei 5 anos na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Esse trabalho surgiu em 1960. O nosso estudo visa melhorar a capacidade do cérebro. Dividimos o cérebro em 2 hemisférios: o lado direito é o da emoção e cria-tividade e o do lado esquerdo é o da razão e aprendizado. Na verdade usamos muito pouco do cérebro. Inclusive, reclamamos. Isso acontece porque estes 2 hemisférios estão desencontrados. Quando conseguimos encaixá-los, o cérebro trabalha inteiro, melhorando a memória, concentração, auto estima e aprendizado”.

Um minuto: este é o tempo necessário para a realização de cada exercício. “O livro, que é todo ilustrado, apresenta 32 exercícios simples. Para ser feito cada um é necessário apenas 1 minuto. O cérebro é rápido. Tudo o que comandamos ele responde no mesmo momento. Crianças que têm dificuldades na escola podem fazer esses exercícios. Aqui no Brasil já treinei 100 escolas. Inclusive dentro de sala os professores usam. Assim, elas aprendem mais rápido e fácil, trazendo bons resultados na concentração, clareza mental, organização do raciocínio. Também há grande preocupação com a terceira idade. O idoso vive mais tempo. Mal de Alzheimer, mente lúcida, doenças degenerativas que podem ser prevenidas, com os exercícios que deixam o cérebro mais saudável. São simples e você faz a qualquer hora e em qualquer lugar. Já a pessoa estressada não rende, mas se estimular o cérebro recupera, produz mais. A pessoa terá uma qualidade de vida melhor”, afirmou Carlos.

O livro com as técnicas estará à venda durante as oficinas. “A editora do livro teve a iniciativa de percorremos todas as capitais do país. A oficina é prática. Vamos fazer ao vivo para as pessoas aprenderem e darem continuidade em casa. O livro estará à venda e custa R$ 40,00. É todo ilustrado. Tem 32 exercícios e uma tabela no final para mostrar onde cada exercício está localizado no livro, em qual página e para quê ele serve”, disse o especialista.

Carlos deu algumas dicas de como realizar os exercícios. “O livro tem atividades para matemática; depressão; para não ‘dar branco’ na hora da prova, para as pessoas esquecidas; preguiçosas; dificuldade de escrever; medo de dirigir e outras coisas. É explicado qual a área do cérebro e qual exercício direcionado para cada. Temos 7 que prepara a pessoa, pela manhã, para um dia de sucesso, chamado aquecimento cerebral e dura 7 minutos. Qualquer pessoa pode fazer e o resultado é perceptível na hora. Se você estimula, o cérebro desenvolve.

Uma dica que posso dar é comece o dia bebendo água. A água é a gasolina do cérebro, como conduz eletricidade,  acende a comunicação entre os neurônios, melhorando o raciocínio e a memória. E um exercício bom é o da inteligência. Durante 1 minuto, massageie, no centro da testa, acima dos olhos, pontos da acupuntura, neurovasculares. Isso aumenta o fluxo de sangue no lóbulo frontal, a parte rica e nobre do cérebro. Excelente para rapidez de raciocínio, planejamento, criatividade. Também evita lapsos de memória na hora da prova. A massagem pode ser no sentido horário ou anti-horário, conforme a preferência de cada pessoa”.

As oficinas serão gratuitas, abertas ao público, basta chegar apenas 30 minutos antes dos horários de início. Na sexta acontecerá, às 15h e às 19h. No sábado, acontece às 10h e às 15h (sempre com 2h de duração). O Hotel Guapindaia Praça fica localizado na Rua Rui Barbosa, 354, Centro. O livro estará à venda no local, sendo autografado pelo autor aos interessados ao final das oficinas. Mais informações pelo site www. ginasticacerebral.com ou pelo telefone (68) 9246.0779.

Sair da versão mobile