Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre está baixo, mas não preocupa Defesa Civil

Após uma grande cheia que desabrigou vários acreanos, o período de estiagem começou. Quem passa nas proximidades do Rio Acre pode perceber que o nível está muito baixo. Não há o meio termo. Sempre está muito cheio ou seco e isso vem preocupando a população. No início do ano, o rio atingiu 17,64 metros.
Seca rio ACre  2
De acordo com o coronel Oliveira, coordenador geral da Defesa Civil Estadual, foi previsto que esta seria a maior seca da história. “A seca é normal para o período.

Geralmente, as chuvas são poucas e a demanda é muito pequena. No começo do ano, houve uma previsão de que esta seria a pior de todos os tempos, mas por enquanto não está acontecendo isso”.

Durante 3 meses, o rio se mantém com o nível baixo. “Os meses de estiagem são julho, agosto e setembro. O nível do rio ainda está tranquilo. A variação está boa. A cota está em 2,30m. No ano passado, neste mesmo período, o nível estava em 1,89 m”, explicou o coordenador.

Em 2011 o rio alcançou o nível menor, afirmou o coronel. “Não há previsões de chuva. Elas devem começar a cair no mês de outubro. Em 2011, foi marcado o menor nível, que foi 1,50 m. Em 2005, chegou a 1,64m. O nível ainda vai baixar, mas acredito que não chegue ao menor. A partir de agora não há mais vazante. Apenas a evaporação da água”, concluiu.

Sair da versão mobile