Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa de Clima Organizacional é realizada com servidores públicos estaduais

Elineide Medeiros 2O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Humanização da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) está realizando uma Pesquisa de Clima Organizacional para saber a opinião dos servidores públicos estaduais a cerca do ambiente de trabalho. A pesquisa iniciou na última quinta-feira, 12 de julho.

Há uma grande preocupação do Estado em melhorar os serviços públicos prestados e a forma de trabalho dos servidores, explicou Elineide Medeiros, diretora de humanização. “A pesquisa primeiramente vai ouvir o servidor público do Estado, para termos uma ideia de como ele está se sentindo em relação ao trabalho executado, fazendo uma autoavaliação e as condições do ambiente de trabalho. Uma das principais preocupações é garantir um atendimento humanizado para a população, melhorando a qualidade dos serviços prestados e ter um acolhimento à população, recebendo um bom atendimento ao procurar os órgãos”.

Com o resultado, ações para solucionar as problemáticas serão desenvolvidas. “Vamos conhecer, fazer um raio-x do serviço público a partir desse estudo. Vamos identificar pontos positivos, o que está funcionando bem, o que precisa ser potencializado e melhorado e identificar também problemas. A pesquisa poderá apontar os caminhos. A partir do resultado, vamos tentar resolver a situação e começar algumas ações”, informou a diretora.

Para garantir que o servidor não seja identificado, a pesquisa está sendo realizada pela empresa de consultoria e pesquisa Paxian. “A empresa ganhou a licitação e não é daqui do Estado. O servidor pode estar seguro que os seus dados ficarão no sigilo e não serão identificados de maneira alguma. Pedimos para que todos participem, pois é fundamental. A melhoria do trabalho dependerá da participação. Essa é uma forma de contribuição na constução das políticas de humanização. Esses elementos vão nos ajudar na definição do plano de humanização da gestão pública. Se o servidor não participa, ficamos com a pesquisa prejudicada. Queremos uma grande adesão”, frisou Elineide.

A meta é ouvir a opinião de pelo menos 50% dos servidores estaduais. Uma equipe está indo em todos os municípios. “A pesquisa acontece em duas modalidades: via web e presencial. Um formulário é repassado para o preenchimento da pesquisa. Quem tiver interesse pode acessar direto no blog da humanização, que é o www.humanizaacre.blogspot.com. Lá estará o link e o servidor poderá responder diretamente. Temos um prazo de dois meses para a execução da pesquisa. Temos cerca de 40 mil funcinários públicos em todo o Estado e a nossa meta é alcançar 50% da pesquisa nos 22 municípios. A fase de coleta iniciou e encerra em 31 de julho.

Até o dia 30 de agosto esperamos estar com o relatório e com o plano de ações, com os resultados finais da pesquisa. Após isso, vamos enviar à todos os secretários e divulgar na imprensa”, finalizou Elineide.

 

Sair da versão mobile