Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pintura contemporânea serve como tema para oficina realizada no Sesc

O programa Desafios Contemporâneos, do Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou, de 23 a 27 de junho, a oficina ‘Pintura hoje: prática e reflexão’.
Curso Sesc - F.Alexandre noronha
A artista Regina Parra ministrou a oficina. Ela é mestra em Teoria e Crítica da Arte pelo programa de pós-graduação em artes visuais da faculdade Santa Marcelina, graduada em Artes Visuais pela Faap. Estudou também na École des Beaux Arts, em Paris, e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. “A oficina é sobre a pintura contemporânea. O nosso foco é esse tipo de pintura, pois há muitos artistas que trabalham com isso. Estamos tentando também passar algumas questões da arte contemporânea, porque ela ainda é um tipo de arte que as pessoas não têm muita informação. É importante discutir para tentarmos, juntos, chegar a algumas características e tentar entender o que é isso e o que está acontecendo”.

Os participantes da oficina são artistas locais. “Eu trouxe obras de artistas brasileiros e de fora para apresentar aos participantes e fomentar esta discussão. A maioria dos participantes da oficina é de professores de artes e artistas atuantes. A arte contemporânea e muito produzida, mas ainda está em formação”.

Darci Seles, artista plástico, disse que a oficina sanou todas as suas dúvidas. “Esta oficina está sendo muito esclarecedora. Sempre nos perguntamos o que é a arte contemporânea, de onde veio e quando começou. De todas que eu participei, esta foi uma das que deixou mais claro sobre o assunto. Eu e os meus colegas tiramos as nossas dúvidas, conseguimos entender melhor como que funciona. Com certeza, isso vai ajudar e influenciar no meu trabalho”.

Para participar das oficinas, a população pode procurar o Sesc Centro, que fica na Avenida Brasil, s/n, Centro. É a primeira vez que esta oficina está sendo realizada aqui e a segunda vez pela FEM. O Sesc está dando apoio no ambiente, nas salas. Quem desejar participar de alguma oficina é só vir até o prédio que iremos passar as informações. Sempre realizamos oficinas de artes, música, teatro e outros segmentos”, informou Nárdia Tainá, técnica em artes visuais da instituição.

Em 2012, o programa Desafios Contemporâneos irá realizar 27 oficinas nos seguintes estados: Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Sair da versão mobile