Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Planejamento de Segurança da Expoacre 2012 é apresentado

Arraial-expA Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Secretaria de Segurança Pública, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran/AC) realizaram coletiva na manhã de hoje, para apresentar o planejamento de segurança durante a Expoacre 2012, o maior evento de negócios do Estado. Os órgãos vão atuar em conjunto durante as 9 noites de festa.

A Cavalgada, evento de abertura da exposição, contará com um grande esquema de segurança, afirmou Ilmara Rodrigues, secretária de turismo. “Durante a Expoacre, serão realizados vários eventos. Vamos iniciar a abertura da exposição com a Cavalgada, que acontece no dia 21, a partir das 8h da manhã, e a largada das comitivas ocorrerá às 9h, na Gameleira. Mais de 50 comitivas, 100 quadriciclos e 80 caminhões irão fazer parte do evento. Será uma festa com a grande participação da população e o governo tem toda a preocupação com a questão da segurança. Várias instituições estarão envolvidas para que possamos realizar uma festa popular com bastante segurança. O destino final da Cavalgada será no Parque de Exposições, às 17h”.

Todas as comitivas irão passar por uma vistoria durante os 2 dias que antecedem a Cavalgada, disse Flávio Pires, comandante do Corpo de Bombeiros. “Vamos realizar a vistoria de todos os caminhões das comitivas. Todos serão fiscalizados e, junto ao Detran, vamos analisar a altura e os equipamentos preventivos contra incêndios, considerando que estes caminhões são adaptados. Queremos dar segurança total aos participantes. Além disso, bombeiros em motos estarão acompanhando e fazendo o serviço de prevenção e socorro, em parceria com o Samu. No estacionamento também contaremos com uma equipe para recepcionar as comitivas”.

O comandante da PM, Anastácio Reis, afirmou que vários policiais irão atuar durante os dias da festa. “A segurança já está montada. Vamos estar com policiais fazendo a segurança desde o calçadão da Gameleira até o Parque de Exposições, durante a Cavalgada. Naturalmente iremos fazer um reforço no estacionamento, já que no final as pessoas que beberam um pouco mais se exaltam. Policiais do Bope estarão presentes no local. Na feira também estaremos presentes do início ao fim. Cerca de 140 policiais irão atuar na Cavalgada e no parque serão 100 policiais por noite. Além disso, o policiamento no restante da cidade irá acontecer normalmente, sem nenhum prejuízo”.

O parque irá contar com uma delegacia da Polícia Civil. “A PC estará montando uma delegacia no Parque de Exposições. Esse ano, o diferencial é que será nomeada de Delegacia Intinerante, um projeto maior lançado, onde todos os delitos que ocorrerem no parque serão processados lá, desde os menores até os autos de prisão em flagrante, envolvendo maiores e menores de idade. Diariamente estarão escalados um delegado de polícia, um escrivão, 10 agentes e um atendente terceirizado responsável pelo registro de ocorrência”, explicou Vanderlei Thomas, delegado do Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI).

Para garantir um trânsito seguro, é preciso que o apoio da população, frisou o major Antônio Teles , diretor de operações do Detran. “Em todo o período da Expoacre estaremos atuando, não só na parte de trânsito quanto na de prevenção. Estaremos em conjunto com a PM. Vamos fiscalizar também nas proximidades do parque, onde há um grande fluxo de pessoas. Além dos agentes, contaremos com todo o efetivo da educação no trânsito, que estará realizando um trabalho de conscientização.

Mas é preciso lembrar que precisamos também da colaboração dos condutores. Queremos que, como no ano passado, não tenha nenhuma vítima fatal no trânsito”.

O secretário de segurança pública Reni Graebner falou que as expectativas de realização da festa com segurança são as melhores. “O Estado está totalmente estruturado, já mobilizou toda a sua estrutura de organização e segurança para termos uma grande festa. Contamos com a colaboração dos participantes, para que todos tenham uma convivência com muita paz e alegria”.

Sair da versão mobile