Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura e Rbtrans entregam permissões para novos mototaxistas

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans) realizou, na manhã de hoje, a assinatura do termo de permissão e entrega das credenciais para os novos mototaxistas que irão trabalhar na capital. Foram abertas 52 vagas para a atividade, com o objetivo de suprir a demanda de passageiros existentes. A permissão dura por dois anos e pode ser renovada.

É necessário um mototaxitas para cada 600 habitantes. Participaram do processo de licitação 299 pessoas. Alguns candidatos foram inabilitados por conta de critérios exigidos no edital. Na última fase do processo, aconteceu um sorteio entre 253 candidatos habilitados.

Essas vagas tiram das ruas muitos que trabalhavam na clandestinidade, afirmou Ricardo Torres, superintendente do RBtrans. “São 52 pais de família que ganham essa oportunidade. Esse foi um processo transparente, com bastante clareza para a sociedade e para quem participou. Estamos felizes ao entregar essas permissões. Essa oferta de vagas vem também agregar as pessoas que trabalhavam na clandestinidade, trazendo-os a um local onde eles são qualificados e capacidados para exercer essa atividade”.

O prefeito Raimundo Angelim participou do evento. Ele destacou a importância do processo. “Abrimos o processo licitatório e vários candidatos se inscreveram. Hoje os que foram sorteados passaram por todo o processo de capacitação. É mais um serviço oferecido à comunidade, Rio Branco hoje conta com 560 mototaxistas credenciados e se formos fazer um levantamento do índice de acidentes com os mototaxistas é quase zero. Todos têm responsabilidades no trato dos passageiros e no cuidado das normas de trânsitos, nos deixando contente. É mais um serviço prestado e 52 famílias terão uma renda correta e legal para sobreviver”.

Com a maior quantidade de vagas, a qualidade do serviço irá melhorar, disse Luiz Nascimento, vice-presidente do sindicato dos mototaxistas. “O sindicato e a prefeitura sempre trabalharam organizadamente e credenciando os mototaxitas. Hoje mais vagas estão sendo garantidas e vão dar um suporte maior para o nosso trabalho. Vamos sempre defender o trabalho organizado. Queremos mostrar a população que todos têm oportunidades, somando na categoria e prestando um serviço de qualidade à população, que é a nossa prioridade”.

Emocionado, o permissionário Paulo Mesquita agradeceu a oportunidade. “É uma honra ganhar esta permissão. Chorei de alegria quando soube que tinha sido contemplado. Necessitava de um trabalho para sustentar a minha família. Com certeza isso vai mudar as nossas vidas”, concluiu.

Sair da versão mobile