Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura realiza quarto “Arraiá da prevenção” na Unidade Claudia Vitorino

A prefeitura de Rio Branco realizou hoje pela manhã, 11, o quarto “Arraiá da Prevenção”, na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Claudia Vitorino, no bairro Taquari. A finalidade do evento é intensificar as atividades preventivas que já são desenvolvidas cotidianamente na Unidade, como o combate ao tabagismo, dicas de alimentação saudável, exame de PCCU, verificação da pressão arterial e glicemia, orientações de como evitar as verminoses e testes rápidos de HIV, hepatite B e sífilis.
Arraial na urap claudia vitirino 3
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Leal, o evento “é uma oportunidade de se ampliar as ações preventivas e conscientizar a comunidade sobre a importância de se fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação e verificar a pressão e a glicemia regularmente. A prevenção é um trabalho de cuidado”, frisou.

Nesse contexto, a Unidade é referência para todo o Segundo Distrito de Rio Branco e atende a um contingente populacional de cerca de 60 mil pessoas. A esse número soma-se também as atividades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A Urap conta com todas as ações básicas de saúde na comunidade, incluindo uma sala de observação e consultório de oftalmologia. A Unidade Cláudia Vitorino está preparada para atender com qualidade e com várias especializações toda  a comunidade de seu entorno – além de diferentes regiões mais distantes – o que eleva para  pelo menos   60  mil pessoas o número de atendimentos.  Estão vinculadas a Urap cerca de 17 Unidades de Saúde da Família.

O primeiro CEO do município – A Urap Claudia Vitorino é a primeira unidade de atenção básica a receber um Centro  de Especialidades Odontológicas (CEO) no município de Rio Branco. Até então, somente o Hospital de Clínicas do Acre (antiga Fundhacre) possuía um CEO. Os CEOs  são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia, e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados.

A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é, o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem cada um com outra parcela. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile