Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Produtores do Juruá recebem 4 mil toneladas calcário entregues pelo Governo

Duas mil famílias da região do Vale do Juruá estão sendo beneficiadas pelo Programa do Calcário, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof). O programa chega as comunidades aliado a mecanização para que as comunidades possam trabalhar no melhoramento do solo e assim, elevar a produção de grãos e frutíferas. Os primeiros produtores a receber o calcário foram os que trabalham na comunidade do Buritirana.
Secom acre calcario cruzeiro-3697
O governador Tião Viana fez a entrega do calcário nesta quarta-feira, 18, acompanhado pelo secretário de Produção, Lourival Marques; secretário de Fazenda, Mâncio Lima; secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães; deputado federal Thaumaturgo Lima e dos deputados estaduais Elson Santiago, Jonas Lima e Eber Machado.

“São quatro mil toneladas de calcário e junto com isso segue a mecanização agrícola e estoca. Em seguida virá o plantio de milho, macaxeira, feijão e das diversas fruteiras. Acredito que os municípios do Vale do Juruá vão ganhar bastante com essa recuperação de solo”, disse Lourival Marques.

O investimento em mecanização e na melhoria do solo traz uma nova expectativa de vida para produtores como João Macapá. “Toda a comunidade está de parabéns.
Nós só temos a agradecer ao governador. O calcário com o trator é muito bom para gente porque não vamos mais precisar queimar”, frisou o produtor rural.

Tião Viana afirmou que levar a mecanização e o calcário para as comunidades é um momento de grande alegria para o governo por ver que o Estado está ajudando produtores como o senhor Macapá e tantos outros.

“A gente vê a comunidade dizendo que isso traz uma esperança completamente nova porque todos falavam que a terra estava cansada, sem forças para gerar a produção da maneira que esses trabalhadores precisavam para a plantação do feijão, da macaxeira, entre outros. Agora a gente tem um novo momento. Podemos ter um momento em que eles não precisem mais gastar seus esforços queimando”, disse o governador.

Tião Viana explicou que a terra com o incremento do calcário pode ficar até oito anos dando estabilidade e produtividade para essas famílias. As máquinas entregues na comunidade do Buritirana fazem parte das 364 máquinas que o Governo comprou e que vão garantir a mecanização e com o calcário farão acontecer um novo momento na produção na região do Juruá.

O deputado federal Thaumaturgo Lima declarou que esta quarta-feira, 18, foi um dia histórico para comunidade que recebeu um governador que levou ações que garantem a recuperação do solo para famílias que vivem da produção rural.

“Esse momento aqui é um momento que vai ficar na história da Buritirana porque esse calcário que vem é um sonho para os produtores que sabem que essa é a saída para fazer a produção melhorar”, pontuou o deputado Thaumaturgo Lima. (Agência Acre)

Sair da versão mobile