Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco atinge meta na campanha de vacinação contra a poliomelite

Vacina-polioA campanha contra imunização da poliomelite iniciou no dia 16 de julho e teve término na última sexta-feira, 06, durando apenas três semanas. Com o objetivo de atender o público alvo, que eram crianças menores de cinco anos, a campanha não teve prorrogação.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

Segundo Jorge Cunha, gerente estadual da Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), a meta foi alcançada. “A nossa meta era de 95% e foi atingida. Vacinamos 1242 crianças. Apenas os municípios de Manoel Urbano, Brasiléia, Porto Walter e Acrelândia não conseguiram atingir a meta”.

Jorge explicou que os pais deixaram para levar os filhos nos últimos dias da campanha. “As pessoas começaram a procurar pelas vacinas na quinta e na sexta-feira. Na véspera, só tínhamos vacinado 65% do público”.

Também houve a vacinação contra a hepatite B junto à campanha da poliomelite. O público alvo da campanha eram as pessoas de 0 à 29 anos. “Nessas três semanas, vacinamos 3944 pessoas. A meta do Estado até o final do ano é de vacinar 449.095 pessoas contra a Hepatite B”, explicou o coordenador.

No próximo mês acontecerá a campanha de multivacinação, adiantou Jorge. “Essa campanha será para a atualização da carteira de vacinação das crianças menores de cinco anos. Todas as vacinas vão estar disponíveis no período de 18 à 24 de agosto e não haverá prorrogação. A segunda etapa da Hepatite B também acontece nessa data e a terceira no mês de novembro”, finalizou.

Sair da versão mobile